30/05/2023 às 10h38min - Atualizada em 31/05/2023 às 12h04min

Inteligência Neuromuscular proporciona mais qualidade de vida e longevidade a pacientes com Esclerose Múltipla

Médico Beny Schmidt cria centro de reabilitação com tratamento especializado em doenças degenerativas

SALA DA NOTÍCIA Priscila Gomes da Silva
https://www.brazilianmedicalpartners.com.br/
Divulgação

 

A esclerose múltipla trata-se de uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. A doença é caracterizada pela desmielinização da bainha de mielina, envoltório das células nervosas (axônios) por onde passam os impulsos elétricos que controlam as funções do organismo. Esse dano gera interferências nessa transmissão e diversas consequências para os pacientes, como alterações na visão, no equilíbrio e na capacidade muscular.

 

Embora a doença ainda seja de causas desconhecidas, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente jovens, e de modo especial mulheres de 20 a 40 anos.

 

Os principais sintomas são: fadiga; distúrbios visuais; rigidez; fraqueza muscular; desequilíbrio; alterações sensoriais; dor; disfunção da bexiga e/ou do intestino; disfunção sexual; dificuldade para articular a fala; dificuldade para engolir; alterações emocionais; alterações cognitivas.

 

O que é inteligência neuromuscular e por que é tão eficaz para pacientes com esclerose múltipla?

 

A inteligência neuromuscular é a ciência aplicada pelo médico patologista muscular Beny Schmidt nos tratamentos de reabilitação, que estuda e trata de todas as propriedades do músculo esquelético e do músculo liso presentes em vários tecidos do nosso organismo, como, por exemplo, como eles se contraem, como eles aumentam de volume (hipertrofia), como eles se atrofiam (diminuem de volume), como são as suas reações às inflamações etc. Estas propriedades são trabalhadas nos tratamentos de reabilitação de pacientes com doenças neuromusculares degenerativas, como a Esclerose Múltipla.

 

Este conhecimento é colocado à disposição de sua equipe multidisciplinar, que conta com especialistas nos ramos da neurologia, patologia neuromuscular, psiquiatria, psicologia, fisioterapia aquática, fisioterapia motora, fonoaudiologia, musicoterapia, educação física e terapia educacional. O tratamento multidisciplinar promove uma melhora expressiva na qualidade de vida, na autonomia e no aumento da longevidade das pessoas que possuem Esclerose Múltipla.

 

“O tratamento neuromuscular na esclerose múltipla é fundamental para o ganho de massa muscular, sobretudo nos músculos cujo os nervos sofreram processo desmielinizante”, afirma o Dr. Beny Schmidt.

 

 

Beny Schmidt é Médico Patologista Neuromuscular, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular e Professor Adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 

Formado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1979 - ano em que também começou a trabalhar com Medicina Humanista.

 

Fez Mestrado e Doutorado em Anatomie Pathologique Neuropathologiqe na Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences, na França. E Pós-Doutorado na Columbia University, NY, onde se tornou, durante dois anos (1987 e 1988) chefe do laboratório de Patologia Neuromuscular. Neste período, auxiliou a equipe publicando trabalhos renomados de alto impacto na literatura, como, por exemplo: New England Journal of Medicine; Neurology; e Muscle and Nerve. Nested trabalhos, destacou a localização da principal proteína muscular: a Distrofina.

 

Introduziu a patologia neuromuscular na prática médica no Brasil em 1984.

 

Neste mesmo ano, criou o Laboratório do Setor de Patologia Neuromuscular da UNIFESP, que atualmente conta com o maior acervo de biópsias musculares do mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp