30/05/2023 às 13h48min - Atualizada em 30/05/2023 às 20h04min

Ciúmes pode não ser inofensivo

Psicanalista aponta sinais que indicam que uma mulher pode estar vivendo um relacionamento abusivo neste Dia dos Namorados

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Nunca se ouviu falar tanto em ciúmes e relacionamento abusivo quanto hoje, principalmente com as redes sociais disponíveis para todos. O relacionamento deixa de ser algo “privado’’ quando é exposto e traz riscos, sejam estes físicos ou psicológicos. É importante que cada vez mais pessoas saibam identificar os sinais, para poderem sair de uma relação que não lhe faz bem.

Ciúmes é considerado uma emoção natural dentro de uma relação, e por muitos é considerado saudável e até necessário para ser um casal sucedido. Quantas vezes você já ouviu que um pouquinho de ciúme é bom? 

Segundo a psicanalista Regina Braghittoni, o real problema é quando ele se torna excessivo e controlador. "Existem comportamentos padrões que habitam muitos casos de relacionamento abusivo. Pode começar com o isolamento e você para de falar com amigos e família, pode ser a proibição ou manipulação, de certos tipos de roupa, por exemplo. O ciúme tira a liberdade, já que o parceiro ciumento vai querer sempre estar atento a suas conversas ou suas redes sociais”, diz a especialista.

O excesso dessa emoção definitivamente atrapalha os casais, e muitas vezes uma das partes sai mais prejudicada, já que passa a existir um desequilíbrio. “O ciúme normal é um sentimento natural em que você expressa emoções relacionadas ao medo de perder a pessoa amada. Mas pode levar a um relacionamento abusivo, já que o parceiro ciumento tende a ignorar que seu comportamento causa desconforto na vida de seus parceiros”, diz Regina. 

Críticas à aparência, piadas e brincadeiras que magoam, ameaças, chantagens e manipulação são apenas alguns dos sintomas. Atitudes como as citadas, se caracterizam como ofensa e abuso verbal e estão previstas na Lei Maria da Penha como formas de violência psicológica. Ou seja, não é apenas em casos de agressão física que cabe denúncia. 

No Dia de São Valentin ou Namorados, que será dia 12 de junho em 2023, reflita sobre os relacionamentos a sua volta e os que vê na internet. Com as redes sociais, o assunto tem ganhado mais notoriedade. Cada vez mais mulheres têm coragem de expor o que acontece com elas e inspiram outras a terem força e buscarem ajuda.

Serviço: Regina Braghittoni

Psicopedagoga e Psicanalista de adolescentes e adultos

@regina.braghittoni

11-96303.28.38


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp