30/05/2023 às 16h50min - Atualizada em 30/05/2023 às 20h04min

Celltrion Healthcare inicia comercialização de infliximabe subcutâneo no Brasil

O medicamento é indicado para o tratamento de oito doenças autoimunes e está alinhado à estratégia da empresa de lançar, ao menos, um medicamento biossimilar por ano até 2032

SALA DA NOTÍCIA Mariana França Lino
A Celltrion Healthcare, biofarmacêutica sul-coreana especializada no desenvolvimento e produção de biossimilares e novas moléculas, acaba de disponibilizar no mercado brasileiro o infliximabe SC (subcutâneo). O medicamento, que já é comercializado no país na apresentação intravenosa, agora poderá ser utilizado pela via de administração subcutânea.
A companhia sul-coreana comemora a introdução desta tecnologia no país, que está em linha com sua missão de oferecer tratamentos com produtos biológicos inovadores e de alta qualidade aos pacientes no território nacional. Vem ao encontro ainda da estratégia da Celltrion Healthcare de lançar ao menos um medicamento biossimilar por ano até 2032.

Para marcar a chegada do medicamento no país, a Celltrion realizou um encontro no dia 18 de maio, em São Paulo, onde pôde mostrar a importância da chegada do infliximabe SC para médicos e pacientes. No encontro, a Dra. Aldacilene Souza da Silva, Ph.D e Medical Science Liaison (MSL) da Celltrion Healthcare, explicou que a chegada de um medicamento subcutâneo, que já tem expressiva presença na Europa, aumenta a qualidade de vida, segurança e aderência ao tratamento para os pacientes. “O infliximabe SC se mantém inalterado por 28 dias consecutivos quando armazenado em temperatura ambiente até 25 graus, em temperatura ambiente, o que favorece inclusive o tratamento de pessoas que vão viajar ou moram em pontos distantes do Brasil”, afirma Dra. Aldacilene Souza da Silva.

Outro importante palestrante que esteve na reunião promovida da Celltrion Healthcare, o Dr. Flavio Steinwurz, gastroenterologista do Hospital Albert Einstein, reafirmou a eficácia e segurança das moléculas similares, que têm um custo otimizado e vêm recebendo aprovação pelas agências regulatórios de todo mundo, incluindo a norte-americana e a europeia. “Dados mostram que os medicamentos biológicos representam 12% do volume e 60% dos gastos públicos com remédios, no Brasil”. Para Steinwurz, o custo no país com medicamentos biológicos é gigantesco e os biossimilares são opções eficazes e seguras que podem ampliar a sua presença neste mercado.

Para o Dr. Fernando Magro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), e presidente da ECCO – European Crohn’s and Colitis Organisation, também presente no evento,  o  infliximabe SC oferece maior comodidade e flexibilidade ao doente. “A possibilidade de usar a caneta auto-injetável, por exemplo, facilita a vida dos pacientes e em estudo realizado em 2022 demonstrou que aproximadamente 79% dos pacientes preferem utilizar a versão subcutânea”, aponta o Dr. Fernando Magro.

O biossimilar de infliximabe intravenoso da Celltrion foi o primeiro anticorpo monoclonal biossimilar do mundo aprovado pela European Medicines Agency (EMA) e pela Food and Drug Administration (FDA). O lançamento do infliximabe SC reforça o objetivo da Celltrion de inovar no cenário de medicamentos biológicos, e este medicamento foi aprovado em 2019 na União Europeia e as vendas têm crescido de forma significativa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já aprovou o uso do infliximabe subcutâneo no Brasil em dose de 120 mg. O medicamento é a primeira formulação subcutânea de infliximabe no mundo para o tratamento de pacientes adultos que têm:
  • Artrite reumatoide,
  • Espondilite anquilosante,
  • Artrite psoriásica,
  • Psoríase em placa,
  • Doença de Crohn,
  • Doença de Crohn fistulizante,
  • Colite ou retocolite ulcerativa.

A formulação SC tem o potencial de melhorar as opções de tratamento para o uso de infliximabe, fornecendo alta consistência na exposição ao medicamento e um método de administração conveniente através de uma caneta auto-injetora.

Celltrion Healthcare Brasil
A Celltrion Healthcare Brasil faturou cerca de R$ 507 milhões referente ao ano de 2022, resultado 110% superior aos R$ 241 milhões alcançados em 2021. O aumento se deve ao fornecimento de aproximadamente 791 mil ampolas de seus medicamentos ao Ministério da Saúde, uma diferença de 126% em comparação a 2021, quando o fornecimento chegou a 350 mil ampolas. Em paralelo, a companhia também teve um crescimento expressivo no mercado privado, passando de mais de 54 mil ampolas no ano anterior para 70 mil ampolas fornecidas em 2022, um aumento de aproximadamente 30%.
Para este ano, a Celltrion pretende manter o foco no atendimento a órgãos públicos, bem como trabalhar no lançamento da solução subcutânea do Infliximabe. A ação faz parte da estratégia de crescimento da empresa, que tem como objetivo o lançamento de pelo menos um produto por ano.

Sobre a Celltrion Healthcare
A Celltrion Healthcare, biofarmacêutica sul-coreana especializada no desenvolvimento e produção de biossimilares e novas moléculas, fornece medicamentos inovadores e acessíveis aos pacientes dos sistemas de saúde pública e privada. Seus produtos são fabricados em instalações de ponta projetadas e construídas para atender às normas cGMP da FDA dos EUA e às diretrizes de BPF da UE. A Celltrion Healthcare, oferece terapias avançadas, com alto custo-benefício por meio de uma extensa rede global que abrange mais de 110 países. Para mais informações, por favor, acesse www.celltrionhealthcare.com.br
Informações para a imprensa
Coordenação:
Theo Carnier
E-mail: [email protected]
Cel: (11) 999400117
Atendimentos
Cleide Gonçalves
E-mail: [email protected]
Cel: (11)99711-3300
Mariana França
E-mail:[email protected]
Cel:(11)95370-5943
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp