26/05/2023 às 12h24min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h04min

Está com queda de cabelo? Entenda causas e saiba como são os tratamentos

A queda de cabelo pode representar um problema interno de saúde. Por isso, é fundamental procurar ajuda de um médico dermatologista especialista no assunto

SALA DA NOTÍCIA Quatro Comunicação e Assessoria Estratégica
Emilija Manevska/Getty Images
Quem já passou por um episódio de queda de cabelo sabe como isso pode ser incômodo. Mas por que a queda de cabelo ocorre e como podemos melhorar essa situação?
 
A queda de cabelo pode acometer homens e mulheres e pode representar um problema interno de saúde. Por isso, é fundamental procurar ajuda de um médico dermatologista especialista no assunto. A perda capilar é causada principalmente pela alopecia androgenética (também conhecida como calvície) e pelo eflúvio telógeno.

A alopecia androgenética, como o próprio nome já diz, é uma doença herdada da genética familiar, principalmente do lado materno. Ela é desencadeada pelo hormônio DHT (di-hidrotestosterona), que gera um afinamento progressivo dos fios, tornando o couro cabeludo mais aparente e com falhas. Nos homens, ela se manifesta com entradas e aparecimento da coroa. Nas mulheres, a falha se situa principalmente no topo da cabeça, simulando uma árvore de natal.

O eflúvio telógeno é uma alteração do ciclo capilar, que gera uma aceleração das fases de crescimento e de queda, gerando uma grande perda de cabelo. O paciente percebe fios espalhados pela casa, uma grande queda no banho e ao pentear, formando grandes “bolos” de cabelo a cada lavagem. O eflúvio telógeno geralmente ocorre três meses após um evento desencadeador, como por exemplo: anemia, alterações da tireoide, perda de peso intensa, parada do uso de anticoncepcional, infecções como dengue e COVID, cirurgias, quadro de estresse importante, entre outras causas. O eflúvio telógeno se manifesta como “entradas” nas laterais do couro cabeludo.

Para o correto diagnóstico da causa da queda de cabelo, é necessário o exame físico do couro cabeludo com o exame de tricoscopia (exame com lente de aumento), para avaliação das raízes. Na tricoscopia, o médico dermatologista irá examinar a espessura dos fios, número de fios por unidade folicular, nascimento de novos fios, vascularização e inflamações. Além disso, também é importante a realização de exames laboratoriais.

O tratamento da queda de cabelo depende da causa da perda capilar, da idade e sexo do paciente, de suas comorbidades, dos exames laboratoriais e se existe desejo de engravidar em breve. Por isso, é um tratamento muito individualizado. No geral, fazemos uma combinação de loções, comprimidos e aplicações injetáveis. O que não orientamos é o uso de vitaminas por conta própria, pois, além de atrasar o correto diagnóstico, também pode mascarar os exames de sangue.

 
Dra. Camila Gavioli
Dermatologista membro da SBD, especialista em queda de cabelo
CRM-DF 25511 RQE-DF 16863

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp