26/05/2023 às 17h17min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h02min

Economista Felipe Salto palestra na Alesp a convite da Federação PSDB-Cidadania

Ex-secretário de Estado da Fazenda e Planejamento de São Paulo vai tratar sobre os rumos econômicos do Brasil, incluindo temas como arcabouço fiscal, reforma tributária e controle de despesas; encontro acontece na 2ª feira (29/5), a partir das 18h30

SALA DA NOTÍCIA Simone Leone
Divulgação
A Federação PSDB-Cidadania promove mais uma palestra sobre Economia para seus correligionários na próxima 2ª feira (29/5). Desta vez, o economista e mestre em Administração Pública Felipe Salto, ex-secretário da Fazenda e Planejamento no Governo de Rodrigo Garcia (PSDB-SP), é quem compartilha suas impressões sobre os rumos da Economia no País. Há pouco mais de um mês, os partidos convidaram o também economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), para abordar o tema. O evento com Salto acontece a partir das 18h30, no Plenário “José Bonifácio” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar – Moema, capital.
De acordo com o presidente da executiva estadual do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, após cem dias do novo governo federal, há ainda preocupação quanto às medidas que a União vem tomando na condução da política econômica e fiscal brasileira. Frente às incertezas e, sobretudo, à morosidade na retomada de empregos e de geração de renda no País, o tucano defende a necessidade de a Economia ser debatida pelos partidos, não apenas como agentes fiscalizadores, mas, sobretudo, para a deliberação de possíveis soluções:
“Um dos desafios da Federação PSDB-Cidadania é constituir uma política econômica de equilíbrio. Por isso, a iniciativa de discutirmos o futuro do País sob este aspecto. E nada mais apropriado do que ter à frente do encontro Felipe Salto, que, além de ter sido um grande secretário da Fazenda de São Paulo, um dos estados líderes em arrecadação da América Latina, representa, com maestria, a nova geração de economistas do País”, reforça Vinholi.
Durante o encontro de 2ª feira, Salto vai tratar, entre outras temáticas, sobre arcabouço fiscal, reforma tributária, controle de despesas, reforma administrativa e equilíbrio fiscal, conforme adianta o presidente da Executiva Estadual do Cidadania Paulista, o deputado federal Arnaldo Jardim:
“Votamos a favor do arcabouço fiscal, mas, para isso, melhoramos, e muito, a matéria - a fim de que o projeto tivesse claro compromisso com o equilíbrio fiscal e com o controle de despesas. O próximo passo é retomarmos a reforma administrativa no País. Estes e outros temas serão debatidos por (Felipe) Salto, a nosso convite. O Brasil deve ter, afinal, preocupação com políticas sociais, mas aliado ao desenvolvimento e à preservação do equilíbrio fiscal. Este é o verdadeiro sentido da política econômica do centro democrático”, complementa.
O deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB), líder da Federação PSDB / Cidadania na Alesp, também será o anfitrião do evento, previsto para acontecer entre 18h30 e 20h30.
 
Trajetória

Felipe Salto é graduado em Economia e mestre em Administração Pública e Governo. É membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e economista-chefe e sócio da Warren Rena.
É professor de mestrado em Economia no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília-DF, e autor de diversos livros na área de Finanças Públicas. Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti, pela obra "Finanças Públicas: da Contabilidade Criativa ao Resgate da Credibilidade" (Editora Record).
Foi secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, de abril a dezembro de 2022, e ocupou o cargo de 1º diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, de 2016 a 2022. Pelo trabalho desenvolvido nos dois órgãos, foi eleito pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) o Economista do Ano de 2022.
Presidiu o Conselho de Administração da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) e foi membro do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Securitização (CPSEC).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp