23/05/2023 às 15h54min - Atualizada em 23/05/2023 às 20h09min

Preocupada com o meio ambiente, franquia cria método à base de água para higienização e blindagem dos estofados

Na contramão das empresas concorrentes, franquia eLimp Estofados trocou o uso de produtos à base de solvente para o de água, com o propósito de levar saúde aos clientes, seus prestadores e também contribuir com o meio ambiente

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

A pandemia trouxe inúmeras mudanças, entre elas, hábitos e maior atenção com a higiene pessoal e a limpeza de ambientes fazem parte hoje da rotina dos brasileiros. O cuidado com a limpeza do sofá e outros estofados da casa ganharam uma atenção ainda mais redobrada, não somente contra o coronavírus, mas com o intuito de combater qualquer tipo de germes, fungos e bactérias como forma de proteger toda a família, e assim, prevenir contra alergias e algumas doenças respiratórias.

 

A busca por empresas de limpeza e produtos para higienização de superfícies ganharam espaço e tornaram-se evidentes. Prestadores de serviço desse nicho começaram a pipocar no mercado, principalmente de forma amadora. Mas o cuidado com um serviço que até então parece simples, requer alguns cuidados, principalmente na hora de escolher quem irá fazer a limpeza dos estofados.

 

A necessidade de impermeabilizar

 

Quem tem criança em casa sabe muito bem a necessidade de manter um estofado e colchão impermeabilizados. Sensível a líquidos e resíduos sólidos, é que sem um cuidado maior a vida útil dessas peças está comprometida.

 

Fernando Vigato, fundador e CEO da eLimp Estofados, explica que adotar esse serviço, que é indicado a cada seis meses, possibilita retardar o desgaste natural dos tecidos, e principalmente evitar manchas e o acúmulo de sujeiras. “Apesar do termo de impermeabilização ser muito usado, adotamos no nosso dia a dia a palavra blindagem, porque ele realmente blinda a sujidade”, diz o empresário.

 

A base de solvente

 

Um dos grandes diferenciais da franquia eLimp está no uso de produtos à base de água, que não agridem ao meio ambiente e ainda representa uma segurança maior para o cliente, enquanto a grande maioria das empresas de blindagem de estofados utilizam produtos inflamáveis, que são à base de solvente.

 

Fernando explica que há vários riscos de usar solventes na blindagem dos estofados, como forte cheiro desagradável, além do perigo que esse tipo de produto pode trazer para uma casa com crianças, animais e idosos, tendo em vista que o solvente dissipa gases. O produto ainda é muito perigoso para o próprio profissional que está fazendo a higienização e aplicação da blindagem.

 

“É certo que o uso de impermeabilizante à base de solvente pode secar em menos de cinco minutos, o que faz com que muitas empresas ainda adotem o seu uso. Mas os riscos não valem a pena em usar um produto inflamável. Reações alérgicas, intoxicação e até mesmo uma explosão na casa do cliente podem ocorrer com o uso de produtos inflamáveis, caso o profissional não faça o procedimento correto. Este fato não é incomum!”, analisa o executivo.

 

O diretor enfatiza que produtos à base de água não apresentam nenhum tipo de risco à saúde, mas a secagem pode demorar em torno de duas horas. Mesmo assim, esse tipo de aplicação ainda é o mais recomendado, tendo em vista que não possui cheiro e não agride a natureza.

 

Outro ponto importante apontado por Fernando é contratar uma empresa capacitada que utiliza os equipamentos corretos de segurança.

 

Negócio promissor

 

Além de ser um nicho muito promissor, outro ponto favorável é o uso de pouca água em cada procedimento.

 

Fernando cita como exemplo um sofá de três lugares que pode ser usado em média entre 4 e 5 litros de solução de produto. A extratora é o equipamento responsável por puxar toda água e obter uma higienização completa de todas as superfícies dessas peças, sem afetar as características originais do material, ou seja, a peça não encolhe e nem descolore. 

 

Além do sofá e colchão, poltronas, tapetes e almofadas também costumam passar por esse processo de higienização, não somente por quem tem filhos pequenos, mas também quem tem pets ou apenas quer uma limpeza mais profunda.

 

“Com o tempo é comum os estofados irem acumulando microrganismos, como é o caso dos ácaros, que é um dos maiores vilões de problemas respiratórios e alergias. Daí a necessidade de garantir maior bem-estar e saúde às pessoas, e nada melhor e mais indicado de manter uma periodicidade, tanto da higienização como na blindagem das peças”, enfatiza Fernando.

Recentemente, a eLimp incorporou em seu portfólio o serviço de sanitização de ambientes, muito indicado para escritórios, clínicas odontológicas, estética, salões de beleza e residências. Esse serviço elimina 99% das ameaças ao ambiente, inclusive o vírus da covid-19, onde o cliente recebe no final da aplicação um laudo que atesta que o local está sanitizado, no caso de empresas ainda é possível apresentar aos clientes. Esse novo serviço permitiu a franquia eLimp sair na frente, pois ainda possibilita ao franqueado ter plano mensal com esse serviço, o que gera recorrência ao franqueado, e aliado a outros serviços da eLimp fazem o modelo de negócio ser ainda mais lucrativo e robusto.

O franqueado da eLimp atua de forma exclusivamente delivery, ou seja, vai até a residência ou área comercial do cliente para desenvolver os serviços.

 

O segmento de limpeza e conservação vem se desenvolvendo bem nos últimos anos. Em 2022, o segmento faturou 12,1% a mais que em 2021 e as projeções para este ano são bem otimistas, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 

“O interessante de empreender no franchising é que o investidor não abrirá algo do zero. Além de receber um modelo de negócio já testado no mercado, já vem com um plano de negócio pronto. Além do mais, negócios sustentáveis vêm conquistando cada vez mais a atenção dos brasileiros. É um negócio totalmente promissor, e que qualquer tipo de negócio deve ficar atento, já que sustentabilidade é a palavra que define o futuro”, finaliza o diretor da eLimp Estofados, Fernando Vigato.

 

Sobre a eLimp Estofados

A eLimp Estofados nasceu em 2023 em Varginha (MG) e logo entrou para o franchising, fruto da experiência bem-sucedida do grupo eLav Franchising. A marca é especializada 

na limpeza e impermeabilização de estofados e de couro, além da higienização em colchão, travesseiro, poltrona, banco, sofá, cadeira, almofada, e hidratação de couro.  Com modelo de negócio home office, a franquia possui gestão simples e período de implantação de até 30 dias, com investimento inicial de R$ 26 mil, faturamento médio mensal de R$ 15 mil e prazo de retorno estimado entre 6 a 9 meses. https://www.elimpestofados.com.br/

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 -  [email protected]

Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – [email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp