23/05/2023 às 09h54min - Atualizada em 23/05/2023 às 20h03min

Familiar como sócio: como lidar?

Saiba como diferenciar a relação familiar e empresarial

SALA DA NOTÍCIA Valéria Bax
Valéria Bax, mais de 30 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX (Mentoria e Conselho Empresarial).
Internet
 

Gerir uma empresa familiar pode ser uma tarefa complicada, isso porque os laços afetivos e a dinâmica dos relacionamentos são fatores extras que precisam pesar na tomada de decisão e na forma como todo o processo ocorre. Sem esse cuidado, os conflitos vêm à tona, levando a prejuízos destacáveis. Também é preciso fazer com que o empreendimento seja mais profissional, para conquistar resultados mais satisfatórios.

 

Em suma, uma empresa familiar é um tipo de negócio em que a propriedade e o controle são exercidos por membros da mesma família. Embora cada empresa familiar possa ter suas próprias características específicas, existem algumas práticas comuns que podem ajudar a garantir o seu bom funcionamento. 

 

Valéria Bax, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX destaca que são os familiares que estabelecem uma boa governança corporativa. “Profissionalizar a empresa, a família pode trabalhar, mas tem que estar preparada para ocupar as funções, ter um planejamento sucessório bem definido, uma comunicação clara, aberta e transparente assim como as normas que valem para todos, quem é e quem não é da família, regras iguais, e separação do que é família e o que é empresa”, diz. 

 

Além disso, Valéria conta que uma das vantagens da empresa familiar é a união em busca de um propósito. “Essa relação faz com que a empresa cresça e prospere. As decisões podem ser rápidas quando os membros estão preparados para isto. Ter a oportunidade de criar um negócio que pode ultrapassar as gerações é uma grande oportunidade, pois o maior interesse é perpetuar o negócio”, diz 

 

Relação familiar x relação empresarial 

 

É possível e preciso separar o vínculo profissional com o vínculo pessoal. “Tem que ter limites claros, políticas e ganhos de acordo com as funções, finanças da empresa não são da família e precisam estar bem separadas. As políticas e procedimentos formais devem ser iguais para todos sem privilégios, com reuniões formais para não misturar os assuntos da empresa e da família e sempre que necessário, contar com ajuda externa de mentores e conselheiros, que são isentos no relacionamento e decisões”, ressalta a Sócia do Instituto EVEX. 

 

Para evitar conflitos é fundamental definir bem as regras, papéis e responsabilidades ajuda muito, assim como sempre ter uma comunicação clara, políticas e processos bem definidos e separar bem o que é problema familiar e problema de empresa.

 

Um outro ponto que deve ser bem estabelecido, é a questão da separação das finanças. É importante iniciar já com contas separadas para empresa e particular, sem misturar nada que seja de receita ou despesa de uma na outra, definir o valor que será retirado de pró-labore para os sócios. Pessoas que não fazem parte da sociedade devem ter salários e serem regularizados como funcionários que não fazem parte da família.




 

Fonte: Valéria Bax, mais de 30 anos de experiência como empresária no varejo onde atualmente é conselheira e sócia na empresa Decisão Atacarejo, Master Business Coach e Mentora, Sócia do Instituto EVEX (Mentoria e Conselho Empresarial).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp