22/05/2023 às 13h44min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h02min

Empreenda de forma organizada

Empreender é uma arte, mas também é desafiador

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Segundo dados da Agência Brasil, a taxa de mortalidade de um novo negócio é de 29%, segundo pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo.

Quando o empresário toma a decisão de empreender ele entende que para o seu negócio prosperar ele precisa somente saber comprar, vender e entregar. Numa primeira fase do negócio é isso mesmo, mas na verdade um negócio vai muito além disso, cada fase do negócio vai exigir práticas diferentes.

A gestora empresarial, Karla Küster, acredita que quando você vai estruturar um novo negócio você deve entender o que você quer fazer. “Quando me procuram para falar de um desejo em abrir uma empresa eu logo peço para me responder as perguntas: No que você é bom? O que você sabe fazer? O que você gosta de fazer? Isso é bom para a comunidade? Tem cliente para isso? Você precisa aprender ou estudar para fazer melhor? O mercado tem oportunidades para seu negócio? Existe concorrência?”, relata a especialista.

As respostas sempre dependem da pergunta certa. “Eu inspiro minhas perguntas no SWOT e uso as respostas para provocar a formatação de um plano de negócios. Dessa forma faço a pessoa entender o que precisa para colocar sua ideia em prática. Sim, eu incentivo novos negócios. Aliás eu apoio novos negócios”, diz Karla.

  • Validar > Metrificar > Processos > Delegar e automatizar É "simples", mas 90% dos empresários não fazem isso. Rsrs

Perceba que essa primeira fase é da validação, onde é hora de provar que o negócio vale a pena e sua principal preocupação será mesmo: comprar bem, vender e entregar. Porém, ao passar dessa primeira fase a empresa tende a crescer e conforme a empresa vai crescendo começa surgir a necessidade de se profissionalizar. Chegou a hora de contratar. 

Na segunda etapa, funções básicas como comprar, vender e entregar ganham uma nova função que é a de controlar. Nesse momento, os relatórios tornam-se cada vez mais importantes e o empresário precisará de ajuda de profissionais com experiência. Além de aprender a selecionar e contratar bons profissionais, ele terá que aprender a treiná-los e a liderá-los.  

De acordo com o gestor empresarial, Edison Küster, proprietário da empresa KTS, especializada em gestão empresarial, começa então a gestão de pessoas, na terceira etapa. “É hora de desenhar os processos e é quando o empresário olha para sua empresa e entende sua Missão, Visão e Valores. O negócio exige que os processos sejam escritos, assim como o organograma funcional, as políticas e os códigos de conduta. Isso é importante para que a empresa cresça organizada e que não perca sua qualidade de serviço e a sua essência”, observa o gestor.

Somente numa quarta etapa é que perceber que a empresa precisa ser autogerenciável. É nesse momento que o empresário percebe que tudo o que fez até o momento já faz com o que o negócio consiga andar sem ele. E é nesse momento que ele entende que tem tempo livre para novos negócios, para tirar férias e descansar. “A empresa nasce, cresce e torna-se adulta. Em todos os momentos do negócio o empresário precisa focar em gestão estratégica, gerenciando seus recursos visando alcançar objetivos e metas. O plano deve visar crescimento”, revela Edison.

O crescimento empresarial é o que permite que negócio continue no mercado. Embora os lucros sejam fundamentais para sustentar a empresa, o crescimento envolve muito mais do que isso. Esteja sempre atento ao mercado, veja oportunidades, conheça seus concorrentes, entenda seus pontos fortes, busque por treinamento e aprimoramento sempre. 

Serviço: Consultoria Empresarial

Karla Küster

Administradora de empresas, com especialização em Marketing, Gestão de Pessoas e Finanças. Experiência profissional de mais de 20 anos em instituições bancárias e empresas nacionais e multinacionais.

CEO e consultora na Credita CGE desde 2017.

https://www.creditacosultoria.com.br

(41) 9-9613-3063

Redes sociais: Instagram: @kkuster1

Facebook: @karla.ku

 

Serviço: Cursos, Treinamentos, Conselheiro
Professor Edison Küster
Administradora de empresas, com especialização em Finanças.
Mestre em Engenharia da Produção
Experiência profissional em instituições bancárias e empresarial.
Professor de Graduação, Pós Graduação, Cursos de Extensão, Treinamentos Empresariais. Presenciais e a Distância.
Gestor da Vídeo Aulas KTS. Conselheiro da Credita CGE
https://www.ktsgestaoempresarial.com
[email protected]
(41) 9-9615-9628
Redes sociais: Instagram: @ktsgestao


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp