19/05/2023 às 17h13min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h03min

Femtech Plenapausa amplia rede de informações e autocuidado para mulheres na menopausa

A plataforma oferta suplementos destinados ao alívio dos sintomas da menopausa, além de informação, avaliações e videoaulas gratuitas no site e aplicativo

SALA DA NOTÍCIA Divulgação Plenapausa
https://plenapausa.com.br/
Divulgação

Lançada em agosto de 2021, a Plenapausa é uma plataforma de informação, cuidado e tratamento para mulheres que estão passando pela menopausa. A femtech possui uma linha de suplementos que atuam no alívio dos sintomas da menopausa, que muitas vezes podem ser bem incômodos. A finalidade da plataforma, 100% online e digital, via site e aplicativo, é promover o bem-estar para as mulheres na fase menopausal, para que elas possam se sentir confortáveis, seguras e empoderadas no seu dia a dia. 

Os três suplementos da marca – PlenaAtive, PlenaVita e PlenaLuna – foram desenvolvidos com a missão de aliviar os cinco principais sintomas da menopausa: falta de energia, baixa libido, alteração de humor, insônia e ansiedade. Esses sintomas impactam cerca de 80% das mulheres durante a menopausa, conforme pesquisa realizada pela femtech com mais de 1000 mulheres.

Segundo a CEO e fundadora da Plenapausa, Márcia Cunha, desde o início das suas atividades, a plataforma já ouviu mais de 5000 mulheres e os sintomas de desconforto relatados por elas durante a menopausa se mantém os mesmos. “Como todo novo negócio, nós iniciamos a plataforma ouvindo o nosso público-alvo: mulheres na menopausa. Após a coleta dos relatos identificamos os cinco principais sintomas e, com isso, partimos para a fase de criação dos suplementos, buscando entregar em produtos soluções para aliviar e levar maior conforto para essas mulheres”, conta. 

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% das mulheres entrevistadas não estão fazendo nada para aliviar os sintomas, enquanto 28% usam alguma vitamina ou suplemento e 17% fazem uso de algum medicamento fitoterápico. O fato é que a junção de alguns sintomas atrapalham essas mulheres em suas rotinas - 46% das mulheres ouvidas, se sentem menos produtivas no trabalho, fora as alterações de humor, ansiedade, insônia e até depressão - e ter o conhecimento do que fazer para aliviar e viver melhor é fundamental. E é esse o objetivo da Plenapausa. 

Como funciona a plataforma

Em um primeiro momento, é realizada uma avaliação gratuita para as mulheres interessadas sobre o tema no site e aplicativo da Plenapausa. A avaliação indica em que fase da menopausa a mulher está e mede o nível dos sintomas - existe a pré menopausa, que é quando a mulher menstruou em algum momento no período de um ano e a pós menopausa, na qual ao longo de um ano, a mulher não tem registro de menstruação. Essas avaliações são desenvolvidas a partir de referências científicas do Protocolo de Kupperman. 

No aplicativo da Plenapausa há a oferta de uma avaliação personalizada. A partir das respostas e sintomas apontados na avaliação, são sugeridas atividades físicas e os suplementos indicados para amenizar os sintomas. Também, são disponibilizadas videoaulas, diário para acompanhar e monitorar a evolução do alívio de sintomas, lembretes para tomar os suplementos nos horários adequados e agenda de encontros com especialistas da área, de forma interativa e totalmente online. Todos esses serviços são gratuitos. 

Diferenciais da plataforma 

A Plenapausa une em uma única plataforma, informação, cuidado e tratamento para as mulheres na menopausa, com muita sensibilidade e conhecimento sobre o tema, que é tão complexo e delicado. Há também de se considerar que 64% das mulheres não sabem o que é menopausa, quais são os sintomas, quais são os indícios de que está chegando, o chamado climatério, as fases e o histórico pessoal de cada mulher, que terá grande influência no período - por isso levar informação é essencial. 

Márcia também acredita que o acolhimento é muito importante e muda a vida das mulheres. “Quando vendemos um produto ou ouvimos uma mulher durante uma roda de conversa, construímos uma jornada integral de saúde, que pode transcorrer durante 20 anos de vida desta mulher, ou seja, iniciando com mulheres a partir dos 40 anos. Participar da vida da mulher e ajudá-la a se sentir confortável durante a menopausa é o nosso propósito”, diz. 

Plenapausa em números 

A plataforma iniciou suas operações em agosto de 2021 apenas com a avaliação no site e, em fevereiro de 2022 ingressou com a venda dos suplementos no e-commerce. Neste ano, cresceu 40% em faturamento no primeiro trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado. 

Para o próximo trimestre, a Plenapausa projeta alcançar a mesma porcentagem de crescimento, incluindo a ampliação da base de clientes como um todo. “Temos também uma média de 30% de recompra dos produtos ao mês, mais de 5100 avaliações realizadas no site e aplicativo e, cerca de 370 downloads do aplicativo durante os quatro meses de teste. Isso tudo significa que a marca está se consolidando no mercado e fidelizando as consumidoras”, comemora Márcia. 

Sobre Plenapausa

Primeira Femtech no Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa. Entendendo que hoje, no Brasil, são cerca de 35 milhões de mulheres em idade menopausal e 85% delas sentem os sintomas em maior ou menor grau. Ainda que parte do público feminino desconheça os sintomas, a Plenapausa tem como missão gerar informação, cuidado e tratamento às mulheres durante essa fase, que a partir de pesquisas e dados, busca constantemente criar soluções efetivas para esse público. Recentemente a startup foi aprovada para o maior programa de aceleração da América Latina, o Inovativa Brasil.


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