18/05/2023 às 09h52min - Atualizada em 19/05/2023 às 06h12min

A estratégia e o crescimento das empresas

Roseanne Pimentel: não existe uma estratégia única de crescimento. Essa escolha deve levar em conta diversos fatores

SALA DA NOTÍCIA Giuliano Villa Nova
Assessoria de Comunicação
Adotar ou traçar uma estratégia é um procedimento fundamental para o crescimento de uma organização empresarial, e ela deve ser flexível a ponto de abranger diversos aspectos da própria empresa e do seu segmento de atuação. Longe de parecer óbvia, essa afirmação não se confirma na prática de muitas companhias brasileiras. De acordo com uma pesquisa da empresa de marketing Resultados Digitais, 94% das empresas nacionais escolheram o marketing digital como única estratégia de crescimento para os próximos anos. Foram consultadas 1.386 empresas de porte médio, em diversos Estados brasileiros.

É difícil acreditar, mas as organizações pesquisadas declararam que estão direcionando integralmente sua visão, sua missão e seus objetivos em uma única direção. Se o foco não trouxer os resultados esperados, possivelmente a expansão dessas companhias estará comprometida.

É importante observar que não existe uma estratégia única de crescimento. Longe de ser uma fórmula pronta, essa escolha deve levar em conta diversos fatores, como o mercado em que a empresa está inserida, o tipo de produto ou serviço que ela oferece, sua cultura organizacional, entre outros.

Gerenciar as ações e os objetivos definidos para o negócio, levando em conta as particularidades que envolvem a organização, deve estar no escopo da estratégia. Uma das recomendações para manter o trabalho alinhado aos objetivos e potencializar os resultados é ter uma visão de gestão por processos, com ferramentas inovadoras e transformadoras.

Para ser traçada, a estratégia deve englobar diversos aspectos, como a análise do cenário, a identificação das crenças e valores, a missão da empresa, sua razão de existir, o que pretende entregar e como será reconhecida. Quando esses pontos forem contemplados, é preciso foco para iniciar a atuação competitiva.

Dessa forma, se for necessário escolher o conselho mais eficiente para o desenvolvimento das organizações, deve-se optar pelo estabelecimento da estratégia, que, ao ser traçada por uma consultoria especializada, tem o potencial de promover a expansão dos negócios em todos os sentidos.

Roseanne Pimentel é CEO da Key Solution, empresa de consultoria com sede em Fortaleza (CE)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp