17/05/2023 às 15h52min - Atualizada em 18/05/2023 às 14h51min

Packseven promove a Economia Circular em todas as etapas de produção

Do reaproveitamento de pallets entre as fábricas de Manaus (AM) e Mogi Guaçu (SP) à destinação correta dos resíduos, os procedimentos são realizados para proporcionar sustentabilidade ao negócio

SALA DA NOTÍCIA Paula Ferezin

Para deixar a cadeia produtiva cada vez mais sustentável, a Packseven, uma das maiores empresas brasileiras do setor de filmes flexíveis, promove a Economia Circular em todas as etapas de produção. O objetivo é proporcionar sustentabilidade ao negócio, com atenção desde a origem até o descarte, incluindo o retorno ao processo produtivo com procedimentos desenhados para que nada seja desperdiçado.

Uma das iniciativas é o reaproveitamento de pallets, que chegam à fábrica de Mogi Guaçu mensalmente, vindos da unidade de Manaus (AM) como suporte para o filme Shrink. “Investimos em uma máquina para desmontar os pallets e adequá-los, assim podemos reutilizar 100% da madeira na montagem com as dimensões necessárias para outras necessidades, como suporte para o filme Stretch, por exemplo, evitando o desperdício e a geração de resíduo”, afirma o CEO da Packseven, Kléber Ávila.

O projeto fortalece o conceito de Economia Circular já adotado pela Packseven, que se baseia no redesenho da destinação de resíduos e emissões de poluentes, mantendo produtos e materiais em uso. “Aqui consideramos todos os processos da cadeia produtiva, desde a origem até o descarte, para que nada seja desperdiçado”. Kléber acrescenta como isso funciona também na produção. “Nenhum quilo de material é jogado fora. Todos os procedimentos são planejados para que tanto na apara, no acabamento e na extrusão a coleta seja destinada de maneira correta. Estamos ligados à logística reversa, aproveitando o que é possível na própria produção e criando materiais, ou fazendo a destinação adequada, para que possa ser transformado e utilizado em outros segmentos”.
 

Material 100% reutilizável

A madeira é um material 100% reutilizável. Apesar de se decompor com celeridade em seu estado natural, em torno de seis meses, não deve ser destinada a lixões e aterros sanitários. Segundo um levantamento realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), atualmente são destruídos quase sete milhões de hectares de florestas naturais no mundo. 

“A gente entende que a sustentabilidade dentro de uma indústria é um processo contínuo e de aprimoramento permanente”, pontua Kléber. Para o executivo, o projeto de reutilização dos pallets demonstra o quanto criatividade e atenção nas pequenas ações podem impactar todo o ciclo de forma positiva. “É preciso a união de iniciativas privadas, públicas e a mobilização de todos os envolvidos na cadeia de consumo para que não tenhamos desperdício. Por isso, estamos constantemente atentos à forma de melhoria dos processos. A educação no descarte, assim como o reaproveitamento dos materiais, são fundamentais para um futuro mais sustentável”, avalia.

 

Sobre a Packseven

https://packseven.com.br/

A Packseven está há mais de 25 anos no mercado e é considerada uma das maiores empresas brasileiras no segmento de embalagens flexíveis, com aplicação para todos os segmentos da indústria, oferecendo qualidade e segurança na criação de seus produtos. 

Possui unidades fabris nos estados de São Paulo e Amazonas, onde são adotadas tecnologias de ponta para a fabricação do filme Strech, em todas as suas versões e termocontrátil (Shrink), lisos ou impressos de alta qualidade e resistência, o que garante a integridade dos produtos.

Evidenciando a sustentabilidade, a Packseven trabalha com o ideal de reciclagem ECO circular, no qual utiliza e reutiliza o plástico de maneira inteligente em todos os processos. A empresa possui selo de qualidade pela certificação ISO 9001, além de aplicar, constantemente, rigorosos testes, que garantem as melhores entregas aos clientes.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp