17/05/2023 às 08h51min - Atualizada em 17/05/2023 às 16h09min

Dia Internacional da Reciclagem: Com mais de 98% de aproveitamento, Brasil lidera ranking de reciclagem de latas de alumínio

Dados revelados pela Recicla Latas comprovam a eficiência do Brasil quando o assunto é a logística reversa

SALA DA NOTÍCIA Recicla Latas
www.reciclalatas.com.br
Divulgação
No dia 17 de maio, celebramos o Dia Internacional da Reciclagem. Uma data que destaca a importância da gestão adequada dos resíduos sólidos e sua transformação em recursos valiosos. E o Brasil é campeão nesse assunto, quando falamos da reciclagem de latinhas de alumínio. Segundo dados da Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem desse material, nosso país reciclou 98,7% das unidades disponíveis no mercado em 2021, ou seja, 33 bilhões de latas de alumínio para bebidas.

A reciclagem de resíduos sólidos é um processo que permite a transformação de materiais descartados em novos produtos, reduzindo assim a demanda por matérias-primas virgens. Essa prática contribui para a diminuição da exploração de recursos naturais, muitas vezes não renováveis, como minérios e petróleo. A reciclagem de uma tonelada de alumínio economiza 95% de energia elétrica e evita a extração de 5 toneladas de bauxita, matéria-prima para a obtenção de alumínio.

“O estado do Rio, por exemplo, é um local que precisa ter um cuidado dobrado com a destinação correta dos resíduos sólidos gerados nos centros urbanos, pois uma inadequada destinação destes materiais impacta diretamente os ecossistemas que compõem o estado como rios e florestas. Como as áreas verdes se conectam com o oceano a partir dos rios, a má gestão dos resíduos no interior do estado pode causar não somente um impacto local, mas regional, pela chegada dos resíduos aos oceanos”, destaca Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.

A reciclagem também desempenha um papel importante na redução da emissão de gases de efeito estufa. De acordo com dados da Recicla Latas, em 10 anos, a reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil evitou a emissão de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Só em 2021, foram aproximadamente 2 milhões de toneladas que não foram liberadas para a atmosfera. 

Além dos aspectos ambientais, a reciclagem também tem um impacto socioeconômico positivo. De acordo com a Recicla Latas, mais de 800 mil famílias brasileiras são beneficiadas pela reciclagem de latas de alumínio, a qual injeta, anualmente, R$ 6 bilhões na economia brasileira. No entanto, para que a reciclagem seja efetiva, é essencial o envolvimento de todos, desde os governos e indústrias até os cidadãos. É preciso investir em infraestrutura adequada para a coleta seletiva e triagem dos resíduos, além de promover a conscientização sobre a importância da separação e destinação correta dos materiais recicláveis.

“Para que possamos ter um futuro melhor e desempenhar um papel significativo de reciclagem também para outros tipos de resíduos, é fundamental refletir sobre nossos hábitos de consumo e descarte. Cada ação individual faz a diferença e contribui para um futuro mais sustentável. A reciclagem é uma poderosa ferramenta para a construção de um mundo melhor, no qual os recursos são valorizados, o meio ambiente é protegido e as gerações futuras têm a oportunidade de desfrutar de um planeta saudável”, finaliza Renato Paquet.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp