17/05/2023 às 15h11min - Atualizada em 17/05/2023 às 16h06min

Pesquisa aponta que mais de 71% dos negócios consideram a cultura organizacional como fator importante ao sucesso do M&A

Maitreya, consultoria empresarial, realizou levantamento sobre o cenário de fusões e aquisições no Brasil com a participação de grandes empresários e conselheiros

SALA DA NOTÍCIA Redação
A Maitreya, consultoria empresarial que estrutura e prepara as empresas para um real crescimento, realizou uma pesquisa inédita de janeiro a março de 2023. Os dados têm como objetivo entender como se encontra o mercado de fusões e aquisições (M&A) no Brasil e suas perspectivas para o setor. Realizado com as metodologias qualitativa e quantitativa, o levantamento contou com a colaboração de grandes empresários, investidores qualificados e conselheiros que atuam em todo país.

A pesquisa aponta um cenário promissor para M&A’s em 2023, pois metade dos entrevistados apostam em um panorama de aumento de fusões e aquisições. De acordo com os dados, 51,5% dos participantes têm como expectativa para esse ano mais processos de M&A e queda no IPO (Initial Public Offering). Já 11,4% acreditam que o número manterá o patamar de 2021, e 37,1% apontam uma baixa nessas movimentações.

O levantamento evidencia que os principais motivadores para um investidor realizar uma fusão ou aquisição atualmente são: a busca por crescimento e ganhos de sinergia das companhias. Dentre os respondentes, 83,9% apontaram que buscam a operação para acelerar crescimento, 80% relataram querer entrar em novos mercados e ganhar escala, e 77,1% afirmaram buscar a ação para aumentar portfólio de produtos e incorporar novas tecnologias.

“A pesquisa mostra que o investidor tem dois focos: crescimento e sinergia, e que a maioria dos M&As realizados têm objetivos estratégicos. Essa perspectiva reforça a necessidade de um bom diagnóstico e plano em conjunto para efetividade da operação”, relata Leo Horta, sócio fundador da Maitreya.

Sobre os fatores determinantes para o insucesso das fusões e aquisições, 57% dos executivos apontaram o fato de desconsiderar os riscos e dificuldades operacionais; 54,3% relataram que não houve um planejamento profundo prévio a aquisição e 48,6% tiveram dificuldade ou realizaram projeção errada de futuro do negócio. Já 45,7% tiveram desalinhamento na governança, amplificando divergências e disputa por poder ao longo da integração, e 42,9% miopia ou falta de profundidade ao fazer previamente o assessment da cultura, pessoas e comportamentos.

“Nossa pesquisa revela que há ainda um grande potencial de ganhos e melhorias nos M&A’s, com foco no valor agregado e nos diferenciais que motivaram a operação de aquisição ou fusão entre as empresas. O ganho de sinergia de despesas e custos ainda é importante, mas o real valor, principalmente de longo prazo, está na união e amplificação dos diferenciais das empresas de forma conjunta. Esse valor está diretamente conectado a forma como o M&A foi preparado, aprofundado e implantado. Tudo isso por meio das pessoas que fazem parte e se engajam no processo”, afirma Horta.

Mesmo a cultura sendo apontada como o fator de sucesso mais importante de um M&A, com 71,4%, via de regra, a maioria impõe a cultura da compradora sobre a da empresa comprada. No fundo a empresa é adquirida por ter um diferencial estratégico e ao impor a cultura, a empresa corre o risco de perder esse diferencial.

“As companhias brasileiras estão investindo cada vez mais na estratégia de fusões e aquisições, e visando esse cenário que é tão promissor e ao mesmo tempo desafiador, nossa consultoria tem concentrado esforços para identificar os potenciais e demandas do mercado focadas em M&A. O propósito da Maitreya na realização da pesquisa é contribuir para que as operações brasileiras tenham mais êxito na entrega de valor do M&A em todas suas etapas, bem como fornecer dados de referência que auxiliem os executivos em suas tomadas de decisões”, finaliza Leo Horta.
 
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