16/05/2023 às 13h37min - Atualizada em 16/05/2023 às 20h00min

ÂPlurais promove roda de conversa no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

Gays e Lésbicas: A pluralidade do desejo é o tema da roda de conversa que debate Diversidade e Inclusão no contexto acadêmico

SALA DA NOTÍCIA São Judas
usjt.com.br

A São Judas, que integra o Ecossistema Ânima de Educação, apoia o evento da Ânima Plurais (ÂPlurais) Gays e Lésbicas: a pluralidade do desejo, que acontece na próxima quarta-feira, dia 17, das 10h30 às 11h30. A roda de conversa tem como objetivo discutir a Diversidade e Inclusão no contexto acadêmico e profissional, com foco no fortalecimento da população LGBTI+.

O evento será realizado no dia em que é comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, também conhecido como Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. “Essa data tem como objetivo chamar a atenção para a discriminação e violência enfrentadas por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans e outras identidades de gênero e orientações sexuais não normativas”, destaca José Roza, Doutor em Psicologia, professor na São Judas e representante ÂPlurais São Paulo.

Neste encontro será discutido a pluralidade do desejo LGBTI+, a fetichização de mulheres lésbicas, a aceitação de homens gays, assexualidades e interseccionalidade com raça e classe. O debate conta com a presença de Kika Salomão, Rafael Silva e Gi Carvalho, do movimento Mães da Resistência.

José Roza explica que “a universidade desempenha um papel fundamental na construção da equidade social para a comunidade LGBTI+. Como instituições de ensino e pesquisa, as universidades têm a responsabilidade de promover um ambiente inclusivo, seguro e acolhedor para todos os estudantes, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”. Para isso ele defende que as universidades devem ter políticas claras que proíbam a discriminação com base na orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra característica, e que essas políticas devem ser amplamente divulgadas e aplicadas de forma consistente.

Roza completa que “é essencial que a diversidade LGBTI+ seja representada e valorizada na universidade. Isso pode envolver a presença de professores e funcionários LGBTI+, a inclusão de perspectivas LGBTI+ nos currículos e a promoção de eventos e atividades que celebrem a diversidade”. E foi pensando nisso que a ÂPlurais promove esta roda de conversa.

O evento é direcionado para estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Grupo Ânima Educação e público interessado. É uma oportunidade de aprender e contribuir para um ambiente acadêmico mais respeitoso e diverso.

Para participar é obrigatória a inscrição pelo link https://www.even3.com.br/rodas-de-conversa-333199/ Serão emitidos certificados concedendo 10 horas complementares aos estudantes inscritos. 

Serviço:

Link: https://www.even3.com.br/rodas-de-conversa-333199/

Data: 17/05 – Quarta-feira das 10h30 às 11h30.
 

Sobre a São Judas 

A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 51 anos de tradição, é uma das três melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com aproximadamente 37 mil alunos, 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a Medicina da São Judas faz parte da Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país. A instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp