16/05/2023 às 00h59min - Atualizada em 16/05/2023 às 00h59min

Secretaria de Obras realiza consulta pública sobre novos Cadernos de Drenagem

Encontro presencial acontecerá no dia 23 de maio; Sugestões e opiniões podem ser encaminhadas por e-mail até o dia 10 de junho

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) publicou no último dia 10 a Consulta Pública referente a elaboração de seis novos cadernos de drenagem para a cidade de São Paulo (comunicado no Diário Oficial). O processo contempla a bacia do córrego da Aclimação (Subprefeituras Sé e Vila Mariana); Bacia do Água Vermelha/Lageado (Subprefeituras Guaianases, Itaim Paulista e São Miguel); Bacia do Belini/Corujas (Subprefeitura Pinheiros); Bacia do Guavirituba/Itupu (Subprefeitura M’Boi Mirim); Bacia Lapa (Subprefeitura Lapa); Bacia do Mooca (Subprefeituras Mooca, Sapopemba e Vila Prudente).

As contribuições, opiniões e sugestões sobre o tema podem ser encaminhadas, até o dia 10 de junho, para o seguinte endereço de e-mail: [email protected] No dia 23 de maio, terça-feira, haverá um encontro presencial na sede da SIURB para discussão dos Cadernos de Drenagem, com a presença de técnicos da Secretaria e também da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da USP. O evento será das 9h às 12h, no auditório da SIURB (Rua Quinze de Novembro, 165, térreo). Não é necessário inscrição prévia para participação, o encontro também será transmitido pela canal do YouTube da SIURB.

A previsão é que os projetos a serem desenvolvidos nos seis novos Cadernos de Drenagem beneficiem mais de 1 milhão de paulistanos que vivem nas subprefeituras contempladas. Somadas, a extensão das bacias hidrográficas correspondem a, aproximadamente, 82 Km². Os cadernos dos córregos Aclimação, Água Vermelha/Lageado e Belini/Corujas serão publicados em agosto de 2023. Enquanto que os cadernos dos córregos Guavirituba/Itupu, Mooca e Lapa serão publicados em fevereiro de 2024.

Os dados já disponíveis sobre as seis bacias hidrográficas podem ser consultados neste link.

Cadernos de Drenagem - Importante instrumento de planejamento, que visa a redução dos alagamentos da cidade. É uma ferramenta de preparação da gestão, que trata com prioridade a questão da drenagem urbana. Os estudos convergem as intervenções em andamento nas bacias hidrográficas com as novas propostas para o controle de cheias.

Ao todo, desde 2017, a SIURB já realizou a publicação de 17 Cadernos de Drenagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp