15/05/2023 às 09h49min - Atualizada em 15/05/2023 às 20h06min

Contribuinte pode deduzir doações para projetos sociais do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, em 2022 apenas R$ 250,25 milhões foram doados. Valor poderia chegar a R$ 5 bilhões se todos os contribuintes aderissem o sistema

SALA DA NOTÍCIA Luciana Maria Ferreira Gontijo
Suelen Rudiger
O prazo para a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda (IR) da pessoa física está chegando ao fim. O contribuinte tem até o dia 31 de maio para prestar conta ao Fisco. Segundo informações da Receita Federal, 18,5 milhões de pessoas ainda não declararam o IR. Se você é uma destas pessoas, pode aproveitar para, no ato da declaração, destinar parte do imposto de renda devido para instituições que trabalham com crianças e adolescentes, como é o caso do Instituto Ramacrisna, através do FDCA – Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A destinação de parte da restituição do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, estimulando a proteção às crianças e adolescentes, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas. Pessoas físicas podem destinar até 3% do seu imposto de renda devido para projetos sociais. O valor destinado às organizações sociais no ato da emissão do IR pode ser retirado da quantia a ser restituída ou devida, ou seja, de um dinheiro que já seria pago à Receita Federal de qualquer forma, não comprometendo seu orçamento.

Doações que fazem a diferença
Segundo a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, em 2022, de todo o valor captado de doações, 24% foram oriundos de destinações do Imposto de Renda, tanto de pessoa física quanto jurídica. “Tivemos uma arrecadação expressiva de doações provenientes do Imposto de Renda, com as quais pudemos investir em projetos que apoiam as atividades ligadas a criança e adolescente como o CAER - Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, onde são desenvolvidas várias oficinas no contraturno escolar, a Orquestra Jovem e os adolescentes que participam dos cursos de qualificação profissional. ”, ressaltou.

Rompendo barreiras
São projetos como estes que dão a oportunidade para as crianças e adolescentes atendidas pelo Instituto Ramacrisna romperem as barreiras sociais e transformarem o seu futuro. Como é o caso da violinista Ana Clara dos Santos Malaquias, aluna da Orquestra Jovem Ramacrisna. A jovem de 20 anos é uma das beneficiadas pelas doações no Imposto de Renda. Ela foi aprovada em 1º lugar para o curso de Bacharel em Violino na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Foi no Ramacrisna que a garota encontrou seu talento para a música.
A mãe da jovem universitária, Marta Malaquias está cheia de orgulho. Segundo ela, é só o começo da caminhada de sucesso, pois sabe da dedicação e garra da filha. “Tenho uma enorme gratidão ao Instituto Ramacrisna pela oportunidade, aprendizado e incentivo a minha filha”, disse.
Quer saber como fazer a diferença na vida destas pessoas? Clique aqui e saiba como doar.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp