15/05/2023 às 11h37min - Atualizada em 15/05/2023 às 20h04min

Aprenda uma receita para fortalecer o sistema imunológico

Especialista ensina como evitar as complicações de doenças como gripes e resfriados

SALA DA NOTÍCIA Luciana Oliveira
https://www.instagram.com/letteracomunicacao/
Divulgação
Com a chegada das estações mais frias do ano, ter um sistema imunológico fortalecido ajuda a evitar ou minimizar as doenças comuns dessa época, como gripes e resfriados.
De acordo com Suzan Nunes, farmacêutica e especialista em fitoterapia, uma alimentação saudável contribui para que esse sistema funcione como um relógio. “A ingestão de fontes de vitaminas C, E, D e B12, além de substâncias como selênio, zinco e ômega 3 faz com que cada célula cumpra corretamente seu papel”, afirma.
A imunidade é a capacidade do organismo de se defender contra a entrada e multiplicação de microrganismos, ou seja, representa a proteção contra doenças, mais especificamente as infecciosas. Com a idade avançada, esse sistema vai se enfraquecendo, mas outras situações também podem desequilibrá-lo. “Gravidez, sol em excesso, atividade física intensa e as doenças em geral podem debilitá-lo. Alguns períodos sazonais, como o início do inverno, também podem prejudicar o seu funcionamento”, explica.
A fitoterapeuta lembra que, com a chegada da pandemia do Covid-19, as pessoas despertaram para a importância de ter uma boa imunidade. “A baixa imunidade pode trazer complicações inclusive para as gripes comuns, geralmente benignas e autolimitadas”, diz.
Para que nosso sistema funcione da melhor maneira possível, porém, não basta apenas ter uma alimentação adequada, é preciso que ela seja corretamente aproveitada pelo nosso corpo. “Uma das condições é ter o intestino funcionando bem para absorver as vitaminas e minerais presentes nos alimentos”, afirma Suzan. A especialista também destaca cuidados como uma menor ingestão de açúcares, não fumar e beber a quantidade de água necessária para melhorar a defesa de nossas células.
Se todas as pessoas precisam cuidar do sistema imunológico, de acordo com a farmacêutica, os obesos devem ter um cuidado ainda mais especial já que as células de gordura liberam citocinas, substâncias que podem provocar inflamação no organismo.
“Alguns medicamentos fitoterápicos anti-inflamatórios, como a cúrcuma padronizada a 95%, conseguem ajudar nesse processo de desinflamação do organismo”, afirma a fitoterapeuta, que ensina uma receita de suco que reforça o sistema imunológico e pode ser tomado a qualquer hora do dia.
Confira:
Suco para aumentar a imunidade
Ingredientes
Suco de 1 limão
1 folha de couve
½ maçã verde ou 100g de abacaxi
10 folhas de hortelã
1 colher (de chá) de cúrcuma 95% (encontrado em farmácias)
½ cenoura picada
1 pedaço pequeno de gengibre
500 ml de água
Adoçante a gosto.
Preparo
No liquidificador, coloque a água e adicione os outros ingredientes. Bata e adoce.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp