12/05/2023 às 12h01min - Atualizada em 13/05/2023 às 00h08min

Ateliê Criativo capacita jovens de Camaçari em oficina de design e economia criativa com reciclagem de plástico

Projeto patrocinado pela Braskem e idealizado pela Quest/Zeppelin atenderá jovens de baixa renda com idade a partir de 16 anos; inscrições estão abertas até o dia 31 de maio

SALA DA NOTÍCIA F. Almeida
Divulgação
A Braskem em parceria com a empresa Quest, abre inscrições até o dia 31 de maio para o Ateliê Criativo, curso gratuito que pretende qualificar jovens para o mercado de trabalho por meio da reciclagem do plástico. Em Camaçari, na Bahia, serão selecionados 60 participantes com idade a partir de 16 anos, de baixa renda. Os interessados podem se inscrever clicando aqui. A divulgação dos selecionados será no dia 5 e junho e as aulas regulares começam dia 12 de junho.

O projeto Ateliê Criativo, que utiliza como base iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. Este material é utilizado na produção de diversos produtos que consumimos diariamente, entretanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados, o restante é descartado em aterros sanitários, lixões e no meio ambiente.

“O projeto Ateliê Criativo alia desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, porque estamos estruturando e apoiando uma ação de economia circular, ao mesmo tempo em que oferecemos profissionalização para jovens em situação de vulnerabilidade social de Camaçari”, explica Graziela Vasconcelos, analista de Relações Institucionais da Braskem.

O curso conta com carga horária de 192h, duração de seis meses, em aulas realizadas duas vezes por semana. Os participantes terão acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora, para reciclagem do plástico e transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte. Após o período das oficinas, os alunos apresentam individualmente um trabalho de conclusão como forma de avaliar seu aprendizado.

“Acreditamos que a iniciativa possa contribuir para as comunidades locais, gerando oportunidades reais de renda, além do desenvolvimento de novas habilidades no setor da economia criativa. Ademais, a iniciativa desenvolverá a partir de um passivo ambiental objetos de alto valor agregado contribuindo positivamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest/Zeppelin.

O curso já foi oferecido nos Estados de São Paulo. Em breve serão abertas oficinas também no Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Sul, onde a companhia está presente.


Serviço | Ateliê Criativo

Inscrições - até 31/5

Link para inscrições - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdViai5zSsLAjh0lFs_CiHIxsCiKghvtn3mKN441wPaaOV_sg/viewform

Local das aulas: Casa da Criança e do Adolescente - R. do Telégrafo, 95 - Bairro do Natal – Camaçari-BA

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Sobre a Quest  
Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp