12/05/2023 às 12h02min - Atualizada em 13/05/2023 às 00h04min

10 ações de endomarketing para o Dia das Mães

Palestras, mural, Tv Corporativa e outras iniciativas podem ser importantes para engajar os colaboradores no mês das mães

SALA DA NOTÍCIA Redação
PinePR (pinepr.com)
Divulgação / Progic

De acordo com um estudo feito pela Famivita, 21% das trabalhadoras brasileiras já foram demitidas logo após voltarem da licença-maternidade. Diante desse cenário, tem sido cada vez mais importante destacar a presença e liderança feminina nas empresas, além de falar sobre o assunto e debater a desigualdade de gênero no ambiente corporativo.

Podemos pensar que é apenas mais um Dia das Mães e que o dia será comemorado por cada um individualmente, porém, trabalhar essas datas na organização ajuda a construir uma cultura organizacional de reconhecimento profissional e a promover um bom clima na empresa.

A seguir, veja algumas sugestões de ações de endomarketing para o Dia das Mães, propostas pela Daniane Bergamini, Diretora de operações e da área financeira da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil.

1. Palestra Dia das Mães
Promova um encontro entre as colaboradoras que são mães e convide uma psicóloga ou mãe inspiradora para coordenar uma conversa. Muitas discussões podem surgir sobre o papel da mãe no dia a dia dos filhos e da sociedade, além de assuntos que estão em pauta no mundo, como por exemplo a amamentação em público, os desafios da mulher no mercado de trabalho e a escolha de ser ou não ser mãe.

Adaptando para o home office: Você pode realizar uma chamada com as mães para conversar sobre maternidade, trocar ideias de como está sendo esse momento de trabalhar em casa com os filhos sempre por perto e convidar uma psicóloga para participar. Com o bate-papo elas podem trocar ideias e discutir como deixar a rotina mais leve.

2. Visita da Mãe no Trabalho
Convidar algumas mães dos colaboradores para visitarem a empresa, conhecer o dia a dia dos filhos e interagir com os colegas é uma ação bem descontraída. Dependendo da cultura da empresa, pode-se até deixar que as mães tentem realizar um pouco do trabalho dos filhos, essa ação vai gerar muita integração e boas risadas.

3. Visita dos Filhos no Trabalho
Quando ao contrário da ação anterior, a maioria das mães que trabalham na organização têm filhos pequenos, a visita na empresa pode ser das crianças. Convidar os pequenos para passarem um turno do dia com as mães no trabalho é um ótimo presente para elas, que sentem saudades das crianças o tempo todo.

4. Mural do Carinho
Prepare um painel na entrada da empresa com fotos das mães com seus filhos e junto delas um envelope com uma carta escrita por eles. Ao chegar na empresa as mamães serão surpreendidas com a ação e terão um momento especial para marcar o dia delas.

Adaptando para o home office: se tiver o contato dos filhos, peça uma foto e uma mensagem escrita por eles. Então coloque em um template e envie para as mães na data escolhida para a campanha por e-mail ou rede social corporativa.

5. Dia das Mães Especial
Preparar uma programação em um dia fora do ambiente de trabalho para mães e filhos também pode ser uma ótima ideia. Além de interagir com os colegas da empresa, esse pode ser um dia em que mães e filhos consigam matar a saudade e conversar, tendo um momento especial juntos. Nosso papel como empresa também é promover momentos de bem-estar aos colaboradores, por isso, ações como essa são essenciais.

Adaptando para o home office: este dia especial pode ser marcado por um happy hour online realizado em homenagem às mães que trabalham na empresa, um momento para todos conversarem e aquelas que estão com os filhos em casa, podem convidá-los para participar.

6. Surpresa no Trabalho
Sem que os colaboradores saibam, você pode conseguir fotos deles com suas mães, de bons momentos, que remetam boas lembranças. Imprima as fotos e coloque-as em porta-retratos, depois deixe-as na mesa de cada colaborador, proporcionando uma bela surpresa para quando eles voltarem ao trabalho.

Adaptando para home office: esta ação pode ser realizada online, divulgando as fotos nas redes sociais da empresa ou até mesmo no grupo do whatsapp.

7. Dia das mães na TV Corporativa
Pedir para que cada colaborador envie para o time de comunicação uma foto com sua mãe, ou que as mamães enviassem fotos com seus filhos e filhas. Utilizando um template personalizado, as fotos de cada funcionário podem ser passadas na TV Corporativa.

8. Convide as mães para adivinharem quais atividades seus filhos desenvolvem na empresa
Cada colaborador vai perguntar para sua mãe o que ela pensa que o filho faz no trabalho. A pergunta pode ser por telefone ou pelas redes sociais para facilitar. Então a resposta da mãe será registrada e divulgada na TV Corporativa. Essa ação sempre proporciona diversão, pois dependendo do cargo do colaborador, é difícil que a mãe saiba exatamente o que ele faz no dia a dia.

9. Surpresa na TV Corporativa
Em segredo, fale com os filhos das colaboradoras mamães e peça que gravem um vídeo com uma mensagem para elas. Divulgue os vídeos na TV Corporativa ou então promova um café da tarde para divulgar a ação. Com certeza vai surpreender as mamães e proporcionar um momento de muita emoção e felicidade.

10. Pra sempre, mãe!
Lembre-se de incluir nas homenagens as mães que já não estão mais presentes, ou aquelas funcionárias que perderam algum filho. A realização da campanha pode precisar de mais cautela quando esses casos são recentes, por isso é importante o cuidado e a atenção à vida dos colaboradores. Você pode preparar um conteúdo especial para estas homenagens e divulgar na TV Corporativa.

Cuidados: Em qualquer caso, lembre-se de consultar os colaboradores antes de divulgar os conteúdos, pergunte sempre se eles querem participar da ação.


Sobre a Progic:
A Progic é líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a Progic potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa. A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. São mais de 580 empresas parceiras, sendo 210 de grande porte, alcançando mais de 650 mil pessoas em todo o país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp