11/05/2023 às 10h06min - Atualizada em 12/05/2023 às 00h07min

Saiba como impulsionar o seu comércio para o Dia das Mães

CMO do Grupo Rcell, Alexandre Della Volpe Elias, dá dicas para lojistas alavancarem suas vendas neste ano

SALA DA NOTÍCIA Rcell

Dia das Mães alcançou a 4º maior faturamento do Brasil em 2022 segundo relatório da GFK

Comemorado no próximo domingo (14), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, especialmente para varejistas. Segundo relatório divulgado pela GFK, empresa de estudos de mercado de origem alemã, em 2022, o período foi o 4ª maior em faturamento no Brasil, com R$3,1 bilhões, ficando atrás apenas da Black Friday, Saldão e Cyber Monday.

Como já é esperado, a data permanecerá com altas expectativas e segundo Alexandre Della Volpe Elias, CMO do Grupo Rcell, maior distribuidora de capital fechado de smartphones, games e informática do País, o varejo precisará ter atenção aos detalhes para que o Dia das Mães supere os anos anteriores.

O mercado precisa trabalhar nessa data com uma execução certeira nas vendas, e para esse ano uma tendência promissora de consumo para presentear as mães são os eletroeletrônicos. Precisamos entender toda a jornada de compra, desde a necessidade do consumidor até a escolha final, baseada principalmente pela marca e pelo preço do presente,” explica Alexandre.

Pensando nesse cenário desafiador para os varejistas, Alexandre, elencou 5 dicas para ajudar os negócios a terem sucesso nas vendas para o Dia das Mães. Confira!

  • Compreenda o seu público:

Saber para quem está vendendo o produto é essencial em datas sazonais. Analisando a pesquisa da GFK, as mulheres são as principais compradoras de itens no Dia das Mães. Além disso, os jovens e adultos, entre 18 e 34 anos, representam uma grande parcela de consumidores durante a época, presentando mãe (85%), esposa (23%) e avós (10%).

Com isso em mente, varejistas podem se preparar para a montagem de um mix de produtos e ofertas/descontos de forma mais assertiva e personalizada, com o objetivo de atrair o público correto.

  • Antecedência na hora de preparar seu estoque

Ter um controle de estoque é essencial para varejistas que pretendem impulsionar seus comércios em meio as efemérides.  Segundo a GFK, 32% dos consumidores deixem para comprar o presente com 5 a 9 dias antes da data e 28% preferem comprar de 1 a 4 dias antes. Sem um preparo para reposição de estoque, os lojistas podem não suprir a necessidade de seus clientes.

  • Conheça os itens que estão em alta!

Saber o que seu cliente procura e o valor médio que ele pensa em gastar, facilita a preparação do estoque e permite que a empresa esteja estruturada para receber novos compradores.

Entre os principais itens para o Dia das Mães, estão: roupas e acessórios, calçados, joias, produtos de beleza, tratamentos estéticos, chocolates, bebidas, artigos para casa, viagens, smartphones, produtos para cabelo (chapinhas, secador, pranchas), conjunto de panelas, televisão, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

  • Prepare sua loja física

De acordo com a pesquisa da GFK, nos últimos dois anos, 60% e 61% dos clientes foram até as lojas para encontrar o produto desejado, principalmente quando falamos de eletroeletrônicos.

Embora o e-commerce tenha crescido significativamente nos últimos anos, muitos consumidores ainda preferem fazer compras em lojas físicas, especialmente durante as datas comemorativas, como o Dia das Mães. Existem diversas razões pelas quais os consumidores optam por ir às lojas físicas, como a possibilidade de ver e tocar os produtos antes de comprar, receber atendimento personalizado por parte dos vendedores, e até mesmo a possibilidade de levar o produto imediatamente para casa.

  • Não se esqueça que o on-line também é importante

Integrar a loja física com o e-commerce pode ser uma estratégia muito eficaz para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas na data do Dia das Mães.

Algumas maneiras de promover essa integração incluem:

  • Oferecer a opção de compra on-line e retirada na loja física: muitos consumidores preferem comprar on-line para evitar filas e aglomerações, mas também gostam de poder retirar o produto em uma loja física. Essa opção oferece conveniência para o consumidor e pode ajudar a aumentar o tráfego nas lojas físicas.
  • Oferecer promoções exclusivas para clientes que compram on-line e retiram na loja física.
  • Utilizar as redes sociais para divulgar a integração entre a loja física e on-line.
  • Oferecer frete grátis para compras on-line acima de um determinado valor: isso pode incentivar as pessoas a comprarem mais e economizarem no frete.
  • Disponibilizar um sistema de atendimento ao cliente integrado: é importante garantir que o cliente que comprou on-line possa ter acesso às mesmas informações e serviços de atendimento ao cliente que o cliente que comprou na loja física.

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Sobre a Rcell: 

A Rcell é a maior distribuidora de capital fechado de eletrônicos do País. Com mais de 20 anos de tradição e cobertura logística que alcança mais de 28 mil pontos de vendas em todas as regiões do Brasil. Dispõe de quatro Centros de Distribuição (CDs), localizados em: São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. É a distribuidora oficial de 24 fabricantes, dentre os quais smartphones da Samsung, Motorola e Philco, dos notebooks Samsung e Asus, dos videogames PlayStation, Nintendo, e dos jogos da Warner Games. Em 2020, anunciou as parcerias para a distribuição de produtos das marcas Electrolux, Whirlpool (Brastemp e Consul), Black & Decker, Panasonic, Canon entre outras.

A Rcell dispõe ainda de site B2B – www.lojarcell.com.br, criado especialmente para atender o varejista que prefere realizar compras no universo on-line e neste ano firmou parceria com a marca H3RO, startup focada no segmento de games e esport.

Em 2022, comercializou 4 milhões de produtos, sendo há cinco anos consecutivos a distribuidora líder em número de ativações de smartphones Samsung com mais de 8,9 milhões de unidades. Em 2018, foi premiada por comercializar mais de 400 mil consoles de videogames no país, recorde mantido pela empresa atualmente. Configura na 307ª colocação entre as 1000 maiores empresas do Brasil em ranking divulgado pelo Valor 1000 – 2022.


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