11/05/2023 às 15h01min - Atualizada em 12/05/2023 às 00h00min

Dia das Mães: como a análise de comportamento dos últimos anos contribuiu para definir a estratégia de vendas em 2023

Estudo traça diagnóstico do período para ajudar o mercado nos processos de venda

SALA DA NOTÍCIA Thayna Franzo
Dia da Mães sempre foi uma data importante para comércio. Com avanço da cultura data-driven, as empresas passaram a adotar importantes ferramentas para diagnosticar o perfil de consumidores, tendências de compra e criar estratégias de vendas. Pensando em oferecer subsídios sobre uma das comemorações mais visadas do ano, a Gauge, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, apresenta um estudo sobre o comportamento de consumo ligado ao Dia das Mães nos últimos dois anos.

No período 2021-2022, observa-se que marcas como Magazine Luiza, Amazon e Mercado Livre foram escolhidas pelos clientes em razão de benefícios como descontos e tempo de entrega. Outro fator que teve destaque foi a diversificação na forma de pagamentos e a possibilidade de programas de cashback e fidelidade. Entre os presentes, os itens de perfumaria e eletrônicos têm a preferência da maioria dos consumidores.

“Por meio dos dados digitais, conseguimos ter bons conhecimentos do consumidor e conseguir antecipar tendências de comportamento, e de forma totalmente espontânea. Desenvolvemos o Trend Index com o olhar de como usar o que as pessoas falam e buscam no digital para ter maior assertividade nas estratégias. Já usamos, por exemplo, para identificar melhores roupas para estarem na vitrine de lojas, para definir conteúdos para blog, para definir posts e temas de campanhas, e até mesmo para ajudar em revisão de ementa de curso”, comenta Amanda Gasperini, diretora de Analytics, Growth & Martech da Gauge, consultoria digital do Grupo Stefanini focada em experiência e growth.

Para Luiz Felipe Rodriguez, CEO na Gauge, o Trend Index produz um score que oferece visibilidade da relevância dos movimentos de mercado, para que seja possível priorizar o que mais importa.” Num mundo tão instável, olhar para frente e entender tendências de consumo e comportamento são a base para construir vantagem competitiva”, complementa.

Para a realização desse estudo, a Gauge contou com o apoio da Brandwatch e Polis Consulting, que forneceram ferramentas para análise dos dados.

Sobre a Gauge
Muito mais que uma consultoria digital, a Gauge é a parceira estratégica indicada para todas as marcas que buscam inovar e criar valor em suas relações com os consumidores. Para isso, trabalha na intersecção do marketing e da tecnologia, usando
a inteligência dos dados para potencializar negócios, conectar pessoas e criar experiências como um parceiro de evolução.

Sobre o Grupo Stefanini
A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 30 mil funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais internacionalizada – a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).
 
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