10/05/2023 às 15h50min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h07min

Drogarias Max é única rede de farmácias do Rio de Janeiro a receber o Selo de Excelência em Franchising da ABF

Rede de franquias do setor de saúde é premiada pela 9ª vez consecutiva, mantendo-se entre as marcas que mais geram valor para franqueados

SALA DA NOTÍCIA Leticia Leal
A rede Drogarias Max conquista, pela 9ª vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, concedido anualmente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras. A cerimônia de premiação será no dia 5 de maio, no World Trade Center (WTC), em São Paulo.  
“O reconhecimento da ABF sinaliza que estamos executando um trabalho de excelência com nossos franqueados, entregando o que foi acordado antes da assinatura do contrato. A cada ano que passa – afinal este já é o 9º ano de premiação consecutiva – aumenta a nossa responsabilidade para sempre estarmos gerando valor para nossos franqueados”, comenta o gerente de Negócios da rede, Lucas Procópio.
Para a Max, esse selo é um importante indicador de satisfação dos franqueados com as entregas da franqueadora, entre elas, atendimento oferecido, suporte nas operações de compra e marketing, comunicação entre empresa e mercado e outros fatores avaliados durante a pesquisa da ABF. No processo de expansão, o selo é uma chancela para empresários independentes que estão em busca de novas oportunidades de crescimento.
O franqueado Robson Mesquita, que possui cinco farmácias localizadas em Niterói e Rio de Janeiro, vê a conquista do Selo de Excelência em Franchising de maneira muito positiva. “Esse reconhecimento agrega valor à franquia e fortalece a imagem dos franqueados perante o cliente final, pois reforça a qualidade e a seriedade do serviço que prestamos.  A conquista do Selo impacta positivamente também na relação da franquia com fornecedores, que passam a valorizar ainda mais as relações comerciais estabelecidas no dia a dia”, avalia o empresário.
“Como franqueada da Max, percebo que receber o prêmio da ABF durante esses anos fez com que a franquia se tornasse mais sólida e que suas práticas de gestão e serviços passassem a ter mais continuidade, principalmente a busca por melhorias e oportunidades para que a relação entre franquia e franqueado seja sempre transparente, segura e próspera”, declara Fernanda Pereira, franqueada com duas farmácias.
Para Lucas, essa conquista é reflexo do propósito da empresa: cuidar do franqueado e promover histórias de sucesso. “Herdamos essa cultura dos sócios fundadores e fazemos questão de que permaneça como parte da nossa cultura”, finaliza Lucas.
Metodologia e critérios avaliados pelo Selo
Criado em 1990 e atualmente o principal reconhecimento do setor no País às franqueadoras de diversos setores, o Selo concedido pela ABF é um termômetro das relações entre franqueador e franqueado.
O estudo avalia, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca, desde o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, e chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros fatores.
As perguntas do questionário são agrupadas em quatro índices de performance (Global, Econômica, Operacional e de Relacionamento) e cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Após essa aferição, ainda é concedido um bônus baseado em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro. Dependendo do nível de satisfação obtido pela rede individualmente, a marca franqueadora poderá ser chancelada e receber o Selo de Excelência em Franchising.
Segundo Sylvia de Moraes Barros, presidente da Comissão de Ética da ABF e responsável pela coordenação do Selo, nada tem mais valor para uma rede de franquias do que ser bem avaliada por seus próprios franqueados. “O selo sintetiza e reflete as boas práticas do setor adotadas pelas marcas chanceladas e reconhecidas pelos franqueados, avalia atributos como transparência, suporte, treinamento, inovação e responsabilidade”, aponta.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. A Drogarias Max recebeu a chancela na categoria Máster, que representa franquias com, ao menos, 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há, pelo menos, dez anos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp