10/05/2023 às 14h34min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h04min

Varizes durante a gestação: A maternidade muito além dos filtros e da constante romantização

O médico vascular Dr. Gustavo Marcatto fala sobre o problema que atinge a maior parte das grávidas

SALA DA NOTÍCIA Amanda Turnes Galdino
Divulgação
e indolor
            Sempre marcado como o mês das mães, maio é um período em que as questões da maternidade ganham ainda mais destaque. O dom de dar a vida a outro ser humano é considerado um grande poder das mulheres e o ato de ser mãe causa um verdadeiro fascínio desde os primórdios.

            Mas a maternidade, apesar de ser o momento mais importante na vida de uma mulher, acaba sendo muitas vezes romantizada e os problemas, traumas e inseguranças provocados por uma gestação ficam de lado diante do tal milagre da vida.

          Bem longe de tudo o que é idealizado, a gravidez provoca uma transformação revolucionária no corpo e na mente das mulheres e os efeitos são sentidos não só enquanto o bebê está sendo gerado, mas também após o nascimento.

            Um dos problemas mais comuns e que afeta a maior parte das mamães, é o surgimento de varizes durante a gestação. E esse é um quadro que deve receber bastante atenção, pois apesar de não afetar a saúde do bebê, pode ter consequências mais sérias para a mulher, chegando em alguns casos até mesmo à trombose.

“A gravidez é o período no qual ocorre o surgimento, ou aumento das varizes. Isso é muito comum e tem explicação. O corpo da mulher passa por algumas modificações para receber e desenvolver o bebê. A primeira delas é uma sobrecarga de hormônios que favorecem a dilatação das veias. A segunda alteração é o aumento do volume da circulação, para poder nutrir o corpo da mãe e do bebê em desenvolvimento. Por fim, a terceira mudança é com o crescimento do útero, que após o sexto mês começa a dificultar a circulação de retorno das pernas. Esses são os três motivos responsáveis pelo aumento das varizes e vasinhos durante a gestação”, explica o médico vascular Dr. Gustavo Marcatto.

De acordo com o profissional, não existe uma regra ou método milagroso para se evitar o surgimento das varizes na gravidez, mas alguns hábitos podem ajudar a prevenir, ou diminuir os efeitos do problema. “É muito importante que durante a gestação seja mantida uma alimentação saudável, com boa hidratação e exercícios físicos regulares, conforme as limitações obstétricas. O uso de meia elástica também pode ser um bom aliado para prevenção de varizes nesse período. Mas o mais importante é sempre consultar um médico”, ressalta o doutor.

Em relação ao tratamento de varizes durante a gestação, o Dr. Gustavo explica que até existem técnicas que podem ser realizadas enquanto o bebê está sendo gerado, mas o mais recomendado é que os procedimentos sejam realizados depois da criança nascer, ou antes de engravidar.  “A gravidez é um momento muito especial para a mulher. Hoje existem técnicas que podem ser realizadas durante a gestação, porém apenas em casos excepcionais. O ideal é que o tratamento seja realizado antes e engravidar para melhorar a qualidade do pré-natal e evitar as complicações com inchaço e trombose”, alerta.

Tratamentos
            Após dar à luz, apesar de todo o trabalho e da nova vida que se tem com a chegada do bebê, a mulher não deve se descuidar da atenção com sua saúde. E nesse momento é hora de avaliar a situação das varizes que surgiram na gravidez e iniciar tratamentos para acabar com o problema.

       Os procedimentos realizados pelo doutor Gustavo Marcatto visam a praticidade e através da aplicação do laser, sem cortes, internações e nem dores, é possível acabar com os vasos e varizes. “Uso laser e no mesmo procedimento já é possível eliminar as varizes e os vasinhos. Resolvemos o problema todo com um tratamento e a paciente pode manter a rotina de atividades sem restrições”, explica o médico que utiliza a chamada técnica CLaCS, criada pelo Dr. Kasuo Miyake.

“Guiado pela realidade aumentada, identifico as varizes e utilizo a sinergia entre o laser e a crio-escleroterapia. É um método seguro, que evita em 85% os casos de cirurgia eliminando as varizes e os vasinhos sem precisar de internação ou repouso, deixando as pernas das mamães bonitas e saudáveis”, explica Dr. Marcatto, que já utilizou o método em famosas como a cantora Thaeme (da dupla com Thiago), e com as influencers Andressa Suíta e Natália Toscano, pouco depois de cada uma delas se tornarem mães.

Sentindo na pele
            Recentemente, a empresária e farmacêutica Aline Sampaio tornou-se mamãe pela primeira vez. A pequena Helena está com 6 meses e Aline já começou a tratar as varizes que surgiram durante a gravidez e a deixaram bastante apreensiva, principalmente porque no caso dela, já é algo hereditário e que precisa ser cuidado. “Percebi que as varizes começaram a aparecer a partir do quarto mês da gestação e foram aumentando muito nos meses seguintes”, conta a farmacêutica.

            Cuidadosa, Aline não deixou de se exercitar e procurou fazer atividades que fortalecem, principalmente, a região da panturrilha. Ainda assim sentiu muito cansaço e inchaço nas pernas.

            Após o nascimento de Helena, Aline logo iniciou os procedimentos com laser com o Dr. Gustavo, a fim de reverter o quadro das varizes o quanto antes. “Para evitar a cirurgia fiz técnica de CLaCS que utiliza o laser e não precisa de repouso. Mantendo minha rotina normalmente. E o melhor é que não interfere em nada na amamentação. Inclusive, estou amamentando de forma exclusiva a Helena, somente no peito. Super recomendo que as mamães já busquem cuidar das pernas o quanto antes”, diz Aline, satisfeita com os resultados.
           
Ao relatar sua “estreia” no universo maternal, Aline deixa bem claro sobre a excessiva e utópica idealização desse período na vida da mulher e ressalta que, na prática, as coisas são muito diferentes, mas não menos fascinantes.

“Com certeza é a melhor coisa da vida, mas não são flores o tempo todo! É exaustivo sim, é um “equilibrar dos pratos”. Há uma autocobrança absurda e o tempo fica escasso. Para mim o mais desafiador é dar conta da rotina da neném, amamentação, administração da empresa, marido e meu autocuidado. Ainda assim, não tenho dúvidas em dizer que é a melhor coisa da minha vida. Helena é uma benção, um presente de Deus!’, derrete-se a mamãe, sem tirar os pés do chão.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp