10/05/2023 às 09h26min - Atualizada em 10/05/2023 às 16h34min

Com grande potencial sustentável, energia solar está em alta no Brasil

Alternativas de fontes renováveis agridem menos o meio ambiente e são melhores também do ponto de vista econômico

SALA DA NOTÍCIA a
istock

O uso da energia solar ganha popularidade em muitos países na atualidade, e não é diferente no Brasil, onde essa alternativa de geração energética teve um crescimento importante nos últimos anos. E ela é vantajosa em diversos aspectos, sobretudo do ponto de vista sustentável, ou seja, que visa agredir menos o meio ambiente.

Mesmo em locais mais frios e com níveis de radiação solar mais baixos, há uma adesão intensa dessa fonte de energia, que teve sua primeira célula fotovoltaica em 1954, criada pelo engenheiro norte-americano Russell Shoemaker Ohl e anunciada em uma reunião da National Academy of Sciences. A utilização dos painéis solares veio quatro anos depois.

Na indústria e entre os consumidores, certas fontes de energia renováveis, como a eólica, a biomassa e a geotérmica, por exemplo, estão definitivamente em alta e são vistas em governos e empresas no mundo inteiro. A implementação desse tipo de energia propõe reduzir o impacto ambiental, com a diminuição da emissão de gases poluentes, e aumentar a eficiência, com custo de manutenção menor, sem depender de combustíveis fósseis.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a fonte ultrapassou a marca de 17 GW, o que equivale a 8,4% da matriz energética do país, ficando atrás apenas das hidrelétricas (53,9%) e da eólica (10,8%). Além disso, a capacidade instalada no Brasil cresce 1 GW por mês desde 2022, com tendência de avanço nos números.

Como já se sabe, é praticamente impossível falar desse assunto sem mencionar a sustentabilidade, que é um dos pontos mais fortes dessa alternativa. A busca por novas fontes ecologicamente mais corretas, economicamente mais viáveis e socialmente mais justas tem tudo a ver com o conceito de desenvolvimento sustentável.  

A energia solar contribui para a proteção do meio ambiente, já que sua matéria-prima, a luz do sol, é originada da natureza, o que faz com que os recursos naturais possam ser usados abundantemente e de maneira renovável. Desta forma, em geral, ela é usada para diversas atividades, entre elas o aquecimento de água, a geração de eletricidade em tomadas e o funcionamento de aparelhos eletrodomésticos.

Especialistas em sistemas fotovoltaicos afirmam que o Brasil possui um grande potencial para aplicação de energia renovável (limpa). Para eles, a potência desses recursos é bem maior que a de fontes termelétricas e nucleares, por exemplo. 

A maior parte dessa geração está presente em telhados de casas e pequenas empresas, e soluções economicamente competitivas, como a assinatura de energia solar, tendem a crescer, de acordo com a Absolar. Segundo pesquisas do Green Building Council (GBC), uma organização internacional de construção civil sustentável, o Brasil conta com dois dos 18 projetos mais sustentáveis do mundo, o que aponta para um comprometimento real do país. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp