10/05/2023 às 01h49min - Atualizada em 10/05/2023 às 16h30min

Com 1 milhão de #Educalovers e Inteligência Artificial proprietária, startup lança programa voltado às escolas públicas na Bett Educar 2023

Com jogos gamificados, objetivo é promover aprendizagem lúdica e envolvente de Matemática e Português; plataforma está presente em mais de 1,6 mil escolas

SALA DA NOTÍCIA Ana Cunha Comunicação
https://www.educacross.com.br/
Educacross

A Educacross, empresa brasileira que desenvolve soluções inovadoras na área da educação, lança, durante a Bett Educar 2023, o Programa Educa360, voltado para avaliação e aprendizagem das escolas públicas de ensino. Criada em 2016, a Educacross permite que crianças e adolescentes aprendam Língua Portuguesa e Matemática de forma personalizada e lúdica por meio de jogos gamificados, e já impactou mais de 1 milhão de vidas até agora.

O Programa é voltado para educação infantil, a partir dos três anos, e fundamental, do 1º ao 5º ano, unindo três pilares: pedagogia, fofurologia e tecnologia. “A plataforma potencializa os resultados e o engajamento dos alunos já que é desenvolvida com base em pesquisas científicas em Ciências Cognitivas, Neurociência aplicada à Aprendizagem e Avaliação de Aprendizagem”, explica o CEO Dr Reginaldo Gotardo.

Segundo o executivo, doutor em Inteligência Artificial, a aprendizagem é promovida de forma ativa, lúdica e significativa, com apoio da tecnologia. “Usamos uma metodologia robusta com jogos digitais, gamificação, personalização, inteligência artificial para aprendizagem e evidências”, ressalta.

Gotardo explica que o projeto Educa360 já foi aplicado em redes públicas de ensino no interior de São Paulo e que o resultado foi incrível. Em uma das cidades em que o programa está em desenvolvimento, a Educacross atende mais de 16,5 mil alunos das 35 escolas da rede municipal, permitindo que aprendam enquanto jogam no computador, celular ou tablet. 

DEFASAGEM

Reginaldo Gotardo afirma que a Educacross tem revolucionado a forma com que os estudantes estão aprendendo Português e Matemática, tornando essa jornada muito mais divertida e prazerosa. “Em um momento em que muito se fala sobre a influência que os games têm causado na vida das crianças, vamos mostrar como os jogos podem ser usados para promover o bem e como é possível se ter gosto pelos estudos sem que essa seja uma tarefa maçante”, diz.

A empresa, afirma, é impulsionada pelo desejo de mudar a educação, já que os alunos se formam tendo aprendido apenas o básico. “93% dos educadores acreditam que os estudantes saem com atraso da escola, principalmente, depois da pandemia. O Brasil está quatro anos atrasado no desenvolvimento educacional. As pesquisas mostram que a educação muda a realidade das pessoas permitindo, inclusive, que elas deixem a linha da pobreza: as chances aumentam em 91% quando terminam o ensino básico”.

 APRENDIZAGEM

A plataforma desenvolvida pela Educacross utiliza a aprendizagem baseada em jogos  (Game-based Learning) e inteligência artificial, gerando informações para que os professores consigam avaliar o desempenho coletivo e individual dos alunos. Essas informações revelam quais os pontos considerados fortes e fracos do aprendizado da criança e mostram quais ações pedagógicas são necessárias para otimizar e personalizar ainda mais a aprendizagem. Tudo isso em tempo real

As técnicas de gamificação criam experiências únicas que respeitam o ritmo de cada criança. Os jogos são atraentes e desafiadores, têm propósito e desenvolvem as capacidades cognitivas como a inteligência lógico-matemática e discursiva.

“Os alunos realizam tarefas que geram estatísticas e informações que permitem que o professor consiga avaliar o desempenho individual da criança, fazendo com que os alunos se sintam mais motivados e entendam o sentido nas atividades”, diz. Segundo o executivo, isso acontece porque existe um diálogo entre o que é proposto e a forma de realizar, proporcionando conexões no espaço físico da sala de aula e nos múltiplos espaços do cotidiano.

Ainda segundo o CEO, a plataforma atende à Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma criativa, significativa e ética''. “Consciente da necessidade em abordar estas ações no ambiente escolar, a parceria oferece possibilidades de personalização da aprendizagem, além de fornecer dados aos professores para que possam acompanhar o desempenho dos alunos.

Atualmente, a plataforma atende a mais de 1,6 mil escolas particulares e públicas em todo o Brasil, 300 mil alunos e já teve mais de 160 milhões de exercícios realizados. A meta é impactar mais de 1 bilhão de pessoas nos próximos 30 anos.

A Bett Educar, que está em 28ª edição, acontece entre 9 e 12 de maio, em São Paulo, sendo considerada como o maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina. A estimativa é que a feira receba mais de 270 expositores nacionais e internacionais.

SOBRE A EDUCACROSS

A Educacross é uma Edtech que nasceu em Ribeirão Preto,  passou pelo processo de incubação no Supera Parque de Inovação e Tecnologia - ligado à Universidade de São Paulo (USP). A startup atua com mais de 1600 escolas em 26 estados do Brasil.  Aliando metodologia própria, games e Inteligência Artificial, a plataforma já ultrapassou a marca de 170 milhões de missões realizadas pelos alunos até 2023, potencializando o ensino e a aprendizagem da Matemática e do Português na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e é constituída pela união de metodologias eficazes que promovem novas formas de ensinar e aprender,


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