10/05/2023 às 10h19min - Atualizada em 10/05/2023 às 16h25min

Dicas para escolher o seu ponto comercial ideal

Público-alvo, concorrência, acessibilidade e demanda são alguns dos pontos importantes para escolher o local do seu ponto comercial

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Quando se trata de iniciar um negócio, a escolha do ponto comercial é fundamental para o sucesso da empresa.  Isso porque, a localização é essencial para saber qual será o fluxo de clientes e, consequentemente, isso afeta o desempenho financeiro do empreendimento. 

Por isso, é necessário escolher o ponto com cuidado e critério, para não passar por nenhuma surpresa negativa no seu negócio. 

E como escolher o ponto comercial ideal? Confira, a seguir, algumas dicas para escolher o seu ponto comercial ideal! 

 

Defina o público-alvo

O primeiro passo para escolher o ponto comercial ideal é entender quem é o público-alvo da sua empresa. É importante analisar alguns pontos essenciais para determinar isso, como: faixa etária, gênero, classe social, hábitos e preferências do público que você deseja atingir. Isso ajudará imensamente você a encontrar o local ideal para o seu negócio.

Por exemplo: se você quer impactar o público mais jovem, o ideal é você procurar por lugares onde há universidades, baladas, casas de show ou, ainda, bares mais alternativos (como ocorre, geralmente, em regiões mais centrais). Agora, se o público-alvo for mais velho, você pode procurar locais próximos a shoppings centers, condomínios fechados ou, ainda, locais de fácil acesso a carro.

 

Analise a concorrência

A concorrência é um tópico importante na hora de escolher o ponto comercial. Quando há muitos estabelecimentos do mesmo segmento em um mesmo local, pode ser um indicativo de que o ponto é uma boa para o seu segmento — porém, também pode indicar que você terá uma competitividade de preços muito maior, para se equiparar à concorrência. 

Por outro lado, uma região sem concorrência pode significar que não há demanda para o produto ou serviço oferecido. Por isso é necessário balancear o que é mais adequado ao seu negócio: um ambiente mais competitivo ou um local menos movimentado?

 

Considere o custo-benefício

Por fim, é necessário considerar o custo-benefício do ponto comercial escolhido. O local deve ser financeiramente viável para o negócio — isso significa que o aluguel, a parcela de um financiamento ou o valor à vista não comprometa tanto o orçamento da empresa a ponto de prejudicar os lucros do negócio. 

Além disso, também é importante avaliar se o ponto oferece uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, se os benefícios oferecidos pelo ponto são equivalentes ao valor pago.

 

Conheça os bairros mais ou menos populares

Bairros mais populares e movimentados são a primeira opção para quem busca um ponto comercial estratégico. É importante pesquisar a dinâmica do bairro e do público que circula na região para avaliar se o negócio é compatível com a demanda que você pretende ter para o seu negócio.

Procurar por bairros badalados pode valer a pena o investimento, pois o retorno tende a ser mais rápido — em São Paulo, vale pesquisar por casas à venda em Pinheiros, Vila Madalena, Bela Vista, etc., para torná-las pontos comerciais, por exemplo.

Também é interessante considerar a localização em relação aos concorrentes diretos, procurando evitar a proximidade de negócios que oferecem produtos ou serviços similares aos que serão oferecidos — a não ser que sejam serviços complementares, como uma loja de roupas ao lado de um salão de beleza, por exemplo.


 
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