09/05/2023 às 13h32min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h06min

IR 2023: Especialista orienta contribuinte para não cair na malha fina

Diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional diz que atenção redobrada na hora do preenchimento dos dados; Prazo para tentar receber restituição do IR no primeiro lote termina nesta quarta, 10 de maio

SALA DA NOTÍCIA Interface Comunicação
No corre-corre diário é preciso fazer malabarismo para lidar com todos os afazeres e compromissos. Mas, é na pressa que está o perigo, principalmente na hora da declaração do Imposto de Renda (IR), cujo prazo de entrega finaliza no dia 31 de maio de 2023. Mas, o prazo para tentar receber a restituição do IR no primeiro lote termina nesta quarta-feira, 10 de maio. E para não cair na malha fina e ser abocanhado pelo Leão, o contribuinte deve ter atenção redobrada na hora do preenchimento dos dados. O alerta é da diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos.
 
Como forma de evitar estresse e aborrecimento, o ideal é não deixar para fazer a declaração na última hora. Por isso, o planejamento é fundamental, de acordo com a especialista. O primeiro passo, segundo ela, é reunir e organizar todos os comprovantes de rendimentos e despesas obtidos ao longo de 2022, como documentos de aquisição ou venda de bens e a relação dos dependentes. Em seguida, com tudo em mãos, é só baixar o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2023) no site da Receita Federal para iniciar o processo.
“Um dos primeiros cuidados que se deve tomar é em relação à precisão ao indicar valores recebidos, já que essas informações são cruzadas eletronicamente com os dados prestados por empregadores, instituições financeiras, imobiliárias, médicos, entre outros. Quando são detectadas divergências, a Receita retém a declaração e o contribuinte passa a fazer parte da malha fina”, explica Carolina Ramos.
 
Em se tratando de divergências das informações, a boa notícia é que a situação poderá ser resolvida de forma ágil, a não ser que haja complexidade no caso e tenha ocorrido alguma sonegação. A especialista lembra que a Receita também emite uma notificação, eletronicamente, com orientações para que seja feita a regularização.
 
E como o tempo passa em um piscar de olhos, o contribuinte deve ficar atento ao prazo final para a entrega da declaração, pois se ultrapassar esta data estará sujeito a multas de no mínimo R$165,74, e outras penalidades. O governo estima receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023, número que ultrapassa as 36,3 milhões de declarações recebidas no ano passado.
 
Sobre a Unicred
 
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Conta, atualmente, com quatro Centrais, 30 Cooperativas, 356 unidades de negócios e mais de 277 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional - Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte, que possui 10 singulares, 113 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp