09/05/2023 às 09h51min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h00min

Celepar avalia aplicação de soluções de identidade digital descentralizada do CPQD em serviços de governo digital no Paraná

SALA DA NOTÍCIA Pedro Carvalho

Campinas, 09 de maio de 2023 - Avaliar a aplicação de identidade digital descentralizada, baseada em blockchain, para resolver o desafio da segurança na identificação de pessoas que acessam serviços públicos digitais. Esse é o objetivo da prova de conceito (PoC) que está sendo conduzida na Celepar - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a partir de acordo de cooperação técnica firmado com o CPQD.

Com vigência de 6 meses, a PoC irá utilizar a plataforma iD do CPQD e customizar um aplicativo de carteira digital - com base no app SOU iD. A plataforma do CPQD funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada de pessoas e empresas. Já o aplicativo de carteira digital permitirá ao usuário armazenar no smartphone, de forma cifrada, diversas credenciais registradas por emissores de documentos do setor público e/ou privado integrados à rede blockchain. 

“Ao adotar a tecnologia blockchain e autenticações multifator, a intenção é resolver problemas relacionados a fraudes na identificação das pessoas, com a vantagem de que o cidadão é o dono dos seus dados e tem o poder de verificar, compartilhar e revogar o acesso a suas credenciais”, afirma Jan Pereira, coordenador de projetos estratégicos na Celepar. “O objetivo é criar uma camada de confiança na internet para identificação, privacidade e segurança, baseada em blockchain, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). E, com isso, impulsionar os serviços de governo digital no Paraná e políticas de abertura de dados centrados no cidadão”, acrescenta.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp