03/05/2023 às 12h39min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h54min

Entenda como funciona o Radar Anticorrupção

Plano foi lançado nesta quarta-feira (3) junto com uma série de medidas de prevenção e punição contra fraudes e desvios éticos

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/entenda-como-funciona-o-radar-anticorrupcao/

O Radar Anticorrupção é uma estratégia e um compromisso do Governo do Estado de São Paulo para estruturar, executar e monitorar medidas concretas de prevenção, detecção e punição à corrupção, fraudes e desvios éticos. Abaixo, o Controlador Geral do Estado, Wagner Rosário, resume os principais pontos do programa:

O que é o Radar Anticorrupção?

É a estratégia que estamos montando para a implementação de diversas medidas na área de integridade, ou seja, medidas que busquem prevenir, detectar e punir casos de corrupção, fraudes e desvios éticos. Todos os mecanismos de liderança, estratégia e controle que permitam a implementação da integridade no Governo do Estado de São Paulo é o que a gente chama de Radar Anticorrupção.

Como esse plano será implementado?

Estamos lançando agora um plano com 83 ações. É um plano vivo, que traz prazos de implementação de normas e de ações operacionais que darão suporte a essas normas. Ele vai ser implementado conforme um plano de ações estabelecido por decreto. O cidadão vai poder acessar todas as ações e saber tudo o que está sendo feito em São Paulo na luta contra a corrupção, a fraude e os desvios éticos.

Como vai funcionar na prática?

Na prática, são medidas que tratam de problemas recorrentes na administração pública, como nepotismo, conflitos de interesse e evolução patrimonial indevida de servidores públicos, além de outras ações de transparência na área de licitações públicas, que incrementam a luta contra a corrupção como um todo. Conhecendo as melhores estratégias e práticas internacionais na luta anticorrupção, nós estamos trazendo isso para o Estado. E através da Controladoria, nós vamos monitorar e permitir que todas essas ações sejam implementadas, melhorando a integridade da administração pública de São Paulo.

Qual é a importância do programa?

A importância é enorme. Primeiro porque o cidadão paga os impostos com a esperança de ter os melhores serviços públicos. Então, se você não tem desvios, já tem uma maior quantidade de recursos voltados para a entrega de políticas públicas ao cidadão. E também retomamos algo que foi se perdendo com o tempo, que é a confiança dos cidadãos nos seus representantes e nas instituições públicas. A gente espera, com essas ações, fazer com que o cidadão volte a confiar no Estado e na aplicação de recursos que saem do suado imposto pago com a força do seu trabalho.

O que muda para o servidor público?

O que muda é que o servidor público fará parte da estratégia de transformação. Além disso, haverá diretrizes claras sobre os comportamentos esperados dos servidores. Tudo isso ocasionará o fortalecimento da integridade pública e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

O post Entenda como funciona o Radar Anticorrupção apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp