08/05/2023 às 15h04min - Atualizada em 09/05/2023 às 00h00min

Sabores e aromas: memórias afetivas são pontos de conexão das marcas para o Dia das Mães

Estudo da Ecglobal traz insights de como empresas podem potencializar resultados para a data

SALA DA NOTÍCIA Thayna Franzo
Lembranças, conexões e sentimentos. O Dia das Mães é uma data muito especial, que representa um momento para homenagear as mães e reforçar os laços familiares. Segundo uma pesquisa realizada pela Ecglobal, empresa especialista em comunidades do ecossistema Haus, 66% dos membros da rede pretendem celebrar a data em casa e outros 14% em restaurantes. E é justamente nesse momento que as marcas podem explorar a conexão emocional dos sabores, cheiros e o modo de vida de cada relação mãe-filho(a), marcando presença na celebração.
O estudo foi promovido entre as 1,5 milhão de pessoas da rede da empresa e suas comunidades. Em sua maioria, as entrevistadas para a pesquisa são mulheres (entre 60% e 70%) com idade de 25 e 44 anos. Destes, 49,5% dos filhos e 46,9% das mães afirmaram se identificar com as propagandas com campanhas do Dia das Mães com Natura, Boticário, Riachuelo, C&A e Bourbon Zaffari, ganhando destaque nas menções.

Comida de mãe
Comida de mãe é muito mais do que uma refeição, é um símbolo de amor e carinho que está profundamente enraizado em nossa memória afetiva. Quando pensamos na comida que nossas mães preparavam para nós, somos transportados para momentos felizes da infância, repletos de calor e afeto. Essa conexão emocional entre a comida de mãe e as memórias afetivas são tão fortes que, muitas vezes, continuamos a desejar esses pratos mesmo depois de adultos, e muitos de nós até tentamos replicá-los em nossa própria cozinha.
Das respostas coletadas na comunidade ‘Alimentação e Nutrição’, a maioria dos membros (37,5%) destacou pratos específicos como suas refeições favoritas preparadas pelas mães. Entre os pratos citados estão a gelatina cremosa, arroz, feijão e carne moída, macarrão à bolonhesa, pão recheado com presunto e queijo ou calabresa, e bife de panela. Além disso, 12,5% dos entrevistados mencionaram as comidas que trazem a sensação de aconchego e lembram a infância, como bolinho de chuva e a comida com tempero diferente preparada pela mãe.
“Muitas marcas podem se beneficiar da tendência de consumidores que desejam celebrar a data em casa e restaurantes, oferecendo kits de ingredientes e receitas que permitam que as pessoas preparem suas próprias refeições especiais para suas mães ou pratos que ajudem a relembrar esses momentos. Essa é uma maneira afetuosa de criar um senso de comunidade em torno da marca e permitir que os clientes se conectem emocionalmente com seus produtos de uma forma muito pessoal e significativa”, destaca Adriana Rocha, fundadora e Co-CEO da Ecglobal.

Cheirinho de memória
Além do paladar, a conexão entre o olfato e a memória afetiva também é tão forte que muitas vezes associamos determinados cheiros com pessoas queridas ou momentos felizes, como o perfume de uma pessoa amada ou o cheiro da comida da nossa infância.
Existem muitos perfumes que nos remetem às nossas mães, seja por causa de uma fragrância específica que elas usavam quando éramos crianças, ou por causa de um perfume que elas usam até hoje. Na comunidade ‘Beleza e Cuidado’, algumas marcas foram mencionadas com frequência, como o La Vie Est Belle da LANCÔME, o Chanel nº 5 e o Floratta Gold de O Boticário.
“Essa é uma boa oportunidade para promoções e destaques de algumas fragrâncias que agradam os clientes. São dados que podem ser aproveitados não só para o Dia das Mães, mas para aniversários, Natal e outras datas. Com estudos como esses, conseguimos dar insights para os clientes não só de quais itens ter no estoque, mas também de preferências dos consumidores que podem ajudar no desenvolvimento de novos produtos e ações”, completa Adriana.
Mas não são apenas as marcas famosas que trazem boas lembranças. Água de colônia, por exemplo, é um perfume que muitas delas adoram e que seus filhos associam a momentos felizes. Há também aqueles que lembram de produtos que não são exatamente perfumes, como o Leite de Rosas e o desodorante Alma de Flores.
Cada pessoa tem suas próprias preferências quando se trata de perfumes, e isso se reflete também nas essências que usam no dia a dia na casa, como apontado na comunidade Você em Casa. Os aromas mais lembrados pelos entrevistados foram lavanda, eucalipto, limão e pinho.

Maternidade
Por fim, a pesquisa apresenta dados comportamentais que revelaram que as primeiras qualidades que vêm à mente das pessoas quando pensam em suas mães são amor, carinho e dedicação. Quando perguntados sobre moradia ligada à mãe, a maioria dos participantes afirmou ter uma relação próxima com as genitoras, e muitos ainda moram com elas ou mantêm contato frequente.

Em relação à maternidade, a maioria das mulheres entrevistadas já são mães e destacaram a alegria e o amor que sentem pelos filhos, mas também mencionaram as dificuldades e responsabilidades envolvidas na maternidade. Além disso, uma parcela significativa das mulheres que não têm filhos destacou motivos para adiar a maternidade, como a falta de condições financeiras, a violência e a dificuldade em criar filhos sozinhas, enquanto 30% manifestaram desejo de não ter filhos.
Os dados mostram que a maternidade é uma escolha pessoal, influenciada por fatores econômicos, sociais e emocionais. Enquanto algumas mulheres optam por não ter filhos, outras desejam ser mães e enfrentam desafios na criação dos filhos. Ainda, há variações nas idades em que as mães e os próprios participantes tiveram filhos, evidenciando a diversidade de trajetórias de vida das famílias.
 
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