08/05/2023 às 23h54min - Atualizada em 08/05/2023 às 23h54min

Capital aplica mais de 149 mil doses no Dia D de multivacinação

Além da ampliação com a Pfizer bivalente para a população acima dos 18 anos, Dia D foi oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação com outros imunizantes

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aplicou 149.244 doses de imunizantes neste sábado (6) durante o Dia D de Multivacinação. Foram aplicadas 89.925 doses contra a Covid-19, 42.671 de influenza e 16.648 doses de multivacinação.

"É mais uma iniciativa do prefeito Ricardo Nunes abrindo as unidades no sábado para aumentar a taxa de vacinação em São Paulo. Nós já avançamos bastante no [combate] ao sarampo, da poliomielite, são doenças que nós temos que erradicar, não podemos permitir que elas retornem, e isso é um grande avanço para todos nós”, afirmou o secretário Luiz Carlos Zamarco.

Somente com o imunizante da Pfizer bivalente, que protege contra a Covid-19, foram aplicadas 77.209 doses para toda a população acima de 18 anos de idade. Desde o dia 27/02, já foram aplicadas 1.532.475 doses do imunizante.

A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada para quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.

Atualmente, além das pessoas acima de 18 anos de idade, o imunizante está disponível também para maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.

“A Organização Mundial da Saúde fez a publicação do fim do estado de emergência da Covid-19, mas não quer dizer que vamos baixar a guarda; temos que nos vacinar”, reforçou o prefeito Ricardo Nunes.

Atualização da carteira de vacinação

O Dia D de multivacinação foi uma oportunidade para os munícipes atualizarem a carteirinha de vacinação, com vacinas contra a Covid-19, influenza (vírus causador da gripe), vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além disso, as UBSs da capital entregaram aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), a ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV. A escola fará a sensibilização dos adolescentes sobre a importância da imunização.

Mais informações sobre a vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Avança Saúde

O sábado também foi dia do Avança Saúde – Hipertensão e Diabetes em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista. Ao todo, foram 19.882 pessoas atendidas, sendo 9.728 com mais de 60 anos e 7.615 com menos de 60.

Foram 12.436 mulheres e 7.426 homens atendidos, com 2.087 orientações de saúde sexual e reprodutiva, 4.509 orientações de prevenção de violência e 3.841 orientações de prevenção de quedas. A nova edição do Avança também realizou 2.465 exames de Papanicolaou e solicitou 1.048 mamografias.

“O Avança Saúde é uma estratégia muito importante que a Secretaria Municipal da Saúde utiliza para ampliar o acesso ao usuário e também nessa retomada assistencial pós-pandemia”, explicou Sandra Sabino, secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde.

A edição do programa teve formato de estações, distribuídas da seguinte maneira: acolhimento pela equipe de enfermagem, com medição da pressão arterial (PA) e do índice de massa corporal (IMC), e busca ativa de pacientes com sintomas respiratórios e de diabetes, doença falciforme e saúde da mulher; avaliação de risco cardiovascular e do pé diabético; avaliação multidimensional da pessoa idosa (Ampi); consulta médica; orientação farmacêutica; equipe multiprofissional com ações educativas, como alimentação saudável, prevenção de quedas e outros; atividade física e práticas integrativas complementares (Pics); e avaliação de saúde bucal para lesões malignas.

Em 2022 foram realizados 708 mil atendimentos nas edições do Avança Saúde, como o Hipertensão e Diabetes, Auditiva, Espirometria, Criança e Adolescente, Saúde Bucal – Próteses, Exames e Cirurgia, Território Inclusivo, além do Avança Saúde Mulher, que já teve uma edição também no dia 11 de março deste ano com mais de 33 mil avaliações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp