08/05/2023 às 15h06min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h09min

Gestão socioambiental influencia e transforma atuação de empresas pelo país  

Projetos de ações voltadas para o ESG de empresas, faz brasileira ganhar reconhecimento em Oxford 

SALA DA NOTÍCIA Redação

Cada vez mais empresas por todo o mundo buscam meios para eliminar impactos negativos de suas operações, além de auxiliar na gestão social e preservação de recursos naturais. Independente do tamanho da empresa ou ramos de atuação, as ações de ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança) são pilares que vem ganhando força e espaço nos negócios e na sociedade.

Práticas ligadas ao ESG se tornaram pontos determinantes para posicionamento, reputação e tomada de decisões, definindo se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.  Uma pesquisa realizada pela Global Reporting and Institutional Investor Survey, aponta que 99% dos investidores utilizam as divulgações ESG das empresas como parte de suas decisões de investimento.

“Cada vez mais os critérios de excelência corporativa, parametrizados por práticas ESG, tem se tornado um requisito para a competitividade e evidenciam a minimização de riscos nas operações das empresas. Para além desses elementos que estão na pauta do mercado financeiro, as práticas ESG repercutem na condução de operações responsáveis com o meio ambiente e a sociedade, que materializa a posição da sustentabilidade em um nível mais factível”, explica Lorena Ramos, sócia diretora da empresa Marrikah.

A gestão socioambiental favorece transformações no cenário mundial, porém esses objetivos dependem de um processo contínuo de construção de conhecimento e realizações de ações necessárias nestes aspectos. Dentro desse cenário, atuando com gestão socioambiental de impacto, Lorena, através da Marrikah, desde 2009 vem com a missão de promover transformações por meio de soluções estratégicas, socialmente e ambientalmente responsáveis e, principalmente, humanizadas para diversas organizações espalhadas pelo país. 

Responsável por elaborar e gerir projetos socioambientais vinculados ao licenciamento ambiental e ao investimento social privado de companhias de diversas naturezas, a exemplo de concessão de rodovias, projetos turísticos imobiliários e projetos de geração de energia, a sócia-diretora foi reconhecida pela Oxford Associação Acadêmica Internacional pela excelência das atividades desenvolvidas, alinhadas com os Padrões de Desempenho dos Princípios do Equador e requisitos do International Finance Corporation (IFC).  A empresária foi convidada pelo Conselho da Academic Union Oxford (UK), a ingressar como membro na sociedade acadêmica a partir dos critérios de reputação social e empresarial.

Lorena conta sobre a dedicação ao desenvolvimento socioeconômico brasileiro e o impacto de um reconhecimento internacional. “Desde 2009 dedicamos nossa atuação à contribuição para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Receber este convite reiterando a fama dos frutos das atividades desenvolvidas em um cenário internacional, nos projeta a novas possibilidades. A internacionalização da Marrikah, eleva a nossa operação para um outro patamar. Este estágio nos convida para uma retrospectiva de 14 anos de atuação e nos impulsiona a comemorar o sucesso de uma empresa que vai permanecer inovando, se adequando a novas culturas e encarando a complexidade da internacionalização como uma oportunidade de crescimento e captura de novos conhecimentos.”

O entendimento sobre o ESG é muito importante no que diz respeito à imagem, reputação e valor das empresas. Vantagens em relação aos custos, fidelização, transparência e competitividade, são os principais benefícios de empresas onde as práticas são aplicadas na gestão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp