08/05/2023 às 17h09min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h01min

B A T U, projeto que transforma crianças de escolas públicas em artistas de uma instalação coletiva, chega à sua etapa final

No dia 13 de maio, a partir das 14h, a Praça da Matriz da cidade de Cunha (SP) receberá obras de arte produzidas por crianças, dentro do projeto idealizado artista espanhol Ieltxu Ortueta

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Após uma itinerância que teve início em 2022 pelas cidades de Cunha, Iguape, Iporanga, Joanópolis, São Pedro, Águas de São Pedro e São Luís do Paraitinga, o projeto B A T U, realizado pelo artista, performer e designer gráfico espanhol Ieltxu Ortueta, chega à sua etapa final. Desta vez, a experiência artística em que crianças de 6 a 8 anos, estudantes de escolas públicas do interior de São Paulo, vivenciam o processo de criar, brincando, as suas próprias obras de arte, retorna à cidade Cunha, finalizando o giro pelo estado.

No dia 13 de maio, sábado, a partir das 14h, a Praça da Matriz receberá a exposição com os trabalhos que Ieltxu Ortueta realizou ao longo da semana junto aos alunos das escolas Benedito Aguiar Santana e Escola Rural Águas de Santa Rosa. A iniciativa foi contemplada com o Proac Direto Fomento a Projetos Culturais, da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo.

A instalação artística interativa será formada por módulos intercambiáveis, para que os visitantes possam entrar, sair, desenhar, trocar de lugar os retângulos tridimensionais e, desta maneira, fazer com que o projeto tenha um caráter de brincadeira criativa e lúdica, em que crianças e adultos desdobram possibilidades de jogo, criam, experimentam e participam da própria a obra.

A ideia é que, desta maneira, toda a comunidade escolar e da cidade possa apreciar e interagir com o trabalho das crianças-artistas.

B A T U - O nome do projeto surgiu do verbo Bat, que no idioma Basco, região onde nasceu o artista, significa juntar, somar, unir, reunir, adicionar, agrupar, amontoar, recolher e reunir-se.

A proposta parte de um elemento simples, o retângulo, e de duas cores, o preto e o branco. As crianças são convidadas a utilizar materiais como papel, tintas, cola escolar, tesouras, pincéis e fitas para colocar a criatividade para trabalhar e, desta maneira, serem artistas e criadores das suas próprias obras. Obras que compõe uma instalação coletiva com a experiência de dois dias de Laboratório de Criação.

“Toda criança é artista, precisa criar, inventar e brincar para ser e estar no mundo. A criança está no ‘aqui e agora’ o tempo todo e criar não é só se expressar, criar é ser, se relacionar e se entender no espaço e no mundo, olhar para a infância de forma horizontal, querer de fato dialogar e descobrir possibilidades juntos é algo que me leva a trabalhar com as infâncias”, destaca Ieltxu Ortueta.

Ieltxu Ortueta - Nascido em Bilbao (País Basco/Espanha) e radicado no Brasil desde 2003 e reside e cria em Cunha desde 2016. É ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. É o criador de Artefactos Bascos, plataforma para desenvolver projetos multidisciplinares como as performances interativas FLOU!, C A M P O , BATU e Playgrounds Por Todo Lado!, esta junto com o diretor holandês residente em New York, Erwin Maas. Com o projeto Chão (Laboratório de Experiências Performáticas para Crianças do Meio Rural), foi indicado ao 2º Prêmio Select de Arte Educação e contemplado com o edital ProAc de Artes Integradas, realizado em 2017 na cidade de Cunha (SP).

Investiga propostas interativas e relacionais com crianças por meio de procedimentos artísticos (artes visuais, performance e design gráfico) buscando criações coletivas e ao mesmo tempo singulares em que toda criança é artista. Pensando em arte/vida/encontros, criou a residência de convívio E U P! (Encontros Únicos Potentes) na Montanha de Cunha, com foco em arte para a primeira infância na contemporaneidade. Apresentou seu trabalho no Brasil, Uruguai, Chile, Espanha, Noruega, África do Sul, Alemanha, Palestina e México. Faz parte da Rede VINCULAR (Rede Latino-americana de Criação para os Primeiros Anos) e de SMALL SIZE (Network for the diffusion of Performing Arts for Early Childhood).

SERVIÇO

Exposição interativa B A T U
Dia 13 de Maio
Local: Praça da Matriz, às 14h – Cunha/SP

Apoio: Prefeitura de Cunha/Secretaria Municipal de Educação
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp