08/05/2023 às 17h45min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h00min

Popularização das APIs com integração e facilidade são discutidos na APICON

SALA DA NOTÍCIA Damaris Lucinda Leite de Souza
No último dia 31 de março, aconteceu, em São Paulo, a 7ª edição da APICON, evento que contou com a participação de diversas empresas líderes no segmento para trocar experiências sobre transformação digital e APIs (Application Programming Interface).

Conforme abordado por Julio Fernandes, Especialista de Integração B2B da Axway, estamos numa etapa em que as APIs precisam ir além do aspecto técnico, sendo pensadas também pela visão de negócio. Assim, há a importância de ter um marketplace para se comunicar com os consumidores das APIs. Mais do que de trazer segurança, essa estratégia proporciona também geração de receita e oportunidades.

O Marketplace nada mais é do que uma vitrine, um catálogo para expor seus produtos digitais e que dá sentido às APIs ao serem consumidas pelos clientes. Segundo Julio, estima-se que 95% da monetização das APIs se dê de maneira indireta, de forma necessária para o negócio – como pelo uso de dados para prover serviços, e que somente 5% delas sejam monetizadas diretamente pela cobrança para serem utilizadas.

No painel conduzido por Claudio Maia, Líder de Open Everything na Axway, o tema debatido foi a criação de estratégias de sucesso ao desenvolver APIs em segmentos diversos: para Gustavo Ferro, Arquiteto de Soluções do Hospital Israelita Albert Einstein, a atenção deve estar voltada a adequar o ambiente aos problemas, assim como à integração e a interoperabilidade, sempre com a intenção de dar sustentação ao crescimento do negócio.  No caso do setor de saúde, Gustavo pontuou a necessidade de equilibrar agilidade e qualidade.

Como este setor envolve uma cadeia muito extensa, passando por exemplo, pela farmácia e planos de saúde, é importante evitar a duplicidade de APIs, além de integrar novas soluções com o legado da empresa. Tudo isso está relacionado à Amplify, plataforma de integração oferecida pela Axway.

Voltando ao aspecto Segurança, Henrique Souza, Gerente de Arquitetura da Vivo, afirmou que o ponto principal se baseia em autenticação e em estimular a adesão da API pelos desenvolvedores. O propósito é ter uma estratégia de APIs que seja personalizada para o seu negócio, evitando a comparação com APIs desenvolvidas para negócios que não sejam semelhantes ao seu.

Ainda neste painel, Maicon Guerra, Gerente Executivo de TI na Livelo, trouxe a ideia de que conectar a estratégia de API à do negócio passa pela facilidade, além do cuidado com a padronização. Neste caso, a visibilidade do portfólio é importante para que exista a agilidade para os times de produto.

Em uma abordagem mais técnica, a palestra de Luís Gustavo Franco, Líder de Arquitetura e Estratégia de Tecnologia na Axway, abordou a popularização das APIs por conta da facilidade no mundo das integrações e que, nos últimos dez anos, o foco principal saiu da exposição delas para o seu uso e consumo. Ele pontuou que a Amplify Integration, nova solução da Axway, foi desenvolvida justamente para solucionar problemas complexos de integração, tendo como uma das vantagens a possibilidade de reuso de funcionalidades criadas previamente.


Sobre a Axway
A Axway permite que as empresas abram os dados com segurança (Open Everything), integrando e movendo dados em um mundo complexo de tecnologias novas e antigas. O software de integração de B2B orientada por API e o de MFT da Axway, refinados ao longo de 20 anos, complementam a Axway Amplify, uma plataforma de gerenciamento de APIs aberta que facilita a descoberta e a reutilização das APIs em várias equipes, fornecedores e ambientes na nuvem. A Axway ajudou mais de 11.000 empresas a desbloquear todo o valor de seus ecossistemas digitais existentes para criar experiências brilhantes, inovar com novos serviços e alcançar novos mercados. Saiba mais clicando aqui.


 
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