06/05/2023 às 02h00min - Atualizada em 08/05/2023 às 16h00min

Santa Rita do Sapucaí se consolida como polo de tecnologia e inovação

Com empresas globais e cultura de educação em tecnologia, cidade mineira sedia importante festival de inovação

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Rocha
Santa Rita do Sapucaí, município com 40 mil habitantes localizado nas montanhas do sul de Minas Gerais, vem se destacando como um importante centro de tecnologia e inovação, tanto no Brasil quanto no mundo todo. Apesar de sua pequena população, a cidade abriga mais de 200 empresas de tecnologia, incluindo gigantes globais como Hitachi, Xiaomi, Watchguard, NICE, Furukawa, Huawei e Ericsson, além de mais de 50 startups nascidas ali. Essas empresas geram mais de R$ 3,8 bilhões em receita anual, um número que deve chegar a R$ 6 bilhões até 2025, segundo o Sindicato das Indústrias do Vale da Eletrônica (Sindvel).

A cidade é reconhecida por sua forte cultura de educação em tecnologia, impulsionada pela fundação da Escola Técnica de Eletrônica (ETE) em 1959 por Luzia Rennó Moreira, mais conhecida como Sinhá Moreira, e pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), criado seis anos depois e que se tornou o primeiro centro de ensino e pesquisa a oferecer um curso de telecomunicações na América Latina. Além disso, a FAI, um centro de ensino superior em gestão, tecnologia e educação, também foi estabelecida na cidade.

Para consolidar ainda mais seu papel como polo de tecnologia e inovação, Santa Rita sedia anualmente o festival HackTown. Com mais de 800 atividades em quatro dias, o evento, que em 2023 chega à sua sétima edição, oferece uma experiência imersiva na cidade, conectando as inovações locais com o que há de mais disruptivo no mundo.

Em 2018, por exemplo, a cidade se destacou ainda mais no cenário mundial quando o Google escolheu Santa Rita do Sapucaí para sediar a primeira casa temática da marca fora dos Estados Unidos, durante o HackTown. A "Google House" proporcionou momentos de colaboração entre desenvolvedores, designers e engenheiros, aumentando ainda mais a capacidade local de inovação e a visibilidade da cidade como um centro tecnológico. Já em 2019, a TIM fez o lançamento do 5G no Brasil em um projeto desenvolvido com o Inatel, também durante o festival, em uma casa temática, projetando Santa Rita do Sapucaí como pioneira na área.

Recentemente, Santa Rita do Sapucaí conquistou a certificação de Parque Tecnológico Aberto, o que lhe confere acesso a políticas públicas específicas e benefícios fiscais, como linhas de financiamento com taxas ainda mais vantajosas. Com essa conquista, a cidade espera crescer ainda mais e se consolidar como um exemplo de sucesso para outras cidades do país. Atualmente, desenvolvem-se ali as principais pesquisas do país em 6G, Conectividade, Internet do Futuro, Agricultura Digital e Inteligência Artificial Regenerativa aplicada à Biomedicina.

O HackTown 2023, que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de agosto, proporcionará aos participantes uma oportunidade única de conexão com líderes, desenvolvedores, criativos e pesquisadores renomados em nível global, além de interagir com algumas das empresas e startups mais inovadoras do mundo. O evento permitirá também explorar a cidade e descobrir as tecnologias de ponta e ideias inovadoras que consolidaram a posição de Santa Rita como um polo de tecnologia e inovação de referência.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp