05/05/2023 às 08h46min - Atualizada em 07/05/2023 às 00h00min

Logística Omnichannel já é uma realidade e a modernização do e-commerce é fundamental

Empresas devem se modernizar para se destacar no mercado e sair na frente dos concorrentes

SALA DA NOTÍCIA Heverson Bayer
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Cada vez mais as empresas de e-commerce devem buscar alternativas para modernizar o seu armazém e formas de enviar os produtos até o cliente final. Entre as ações que irão potencializar as vendas está a Logística Omnichannel, que é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação.

Na tradução livre, Omnichannel significa todos os canais, e o objetivo dessa variante da logística é aproximar ainda mais a relação entre on-line e off-line, possibilitando a criação de diferentes formas e locais de contato entre a marca que está vendendo algum produto e o cliente (consumidor).

É fundamental que o varejo nacional descubra a importância de estar apto para suprir a demanda crescente das comprar virtuais, uma vez que os brasileiros estão optando pelas compras pela internet cada vez mais. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm mostram um crescimento de 5% em 2022 em relação ao ano anterior. No ano passado foram movimentados R$ 169,6 bilhões em vendas on-line. Ainda de acordo com a ABComm, a projeção para 2023 deverá ser de 9,5%, podendo atingir os R$ 186 bilhões até o final do ano. Atualmente, as vendas no e-commerce representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.

Experiência de consumo integrada

O executivo de vendas da e-Ship WMS, Alexandre Schnorr, explica que a Logística Omnichannel realmente se tornou tanto uma inovação quanto uma resposta em relação à demanda dos clientes por uma compra e experiência durante o processo mais completa e com menos barreiras, além de reunir diversos canais relevantes, o E-commerce deve oferecer uma experiência de consumo integrada. “Estar atento às mudanças e novidades do mercado é importante para sair na frente dos concorrentes, principalmente quando os consumidores buscam comprar em plataformas que estejam disponíveis para tirar qualquer dúvida que tenham em relação às compras que realizam”, ressalta Schnorr.

Com as novas demandas que poderão surgir dos clientes em relação às lojas virtuais, as empresas devem se preparar para poder atender a esses novos consumidores mais exigentes. Schnorr expõe que o e-commerce tem que ter diversificação de marketplaces, pois depender de um ou outro não é saudável para o negócio, sendo que as regras mudam constantemente. “Ter uma rede ampla de conversões e focar principalmente em seu site próprio, tendo mais margens e não dependendo de terceiros é vital para o negócio. Não somente ter frentes amplas, mas é importante ter tudo integrado, atualizações de estoque e saldo, percentuais específicos para canais diferentes. Contar com um sistema WMS robusto é fundamental”, afirma o executivo.

A modernização é fundamental para que o mercado não deixe a sua loja virtual para trás. O mercado pede modernização, automação de processos, isso traz redução de custos e consequentemente uma margem maior para investimentos internos. “Dar a possibilidades ao consumidor é fundamental. O varejo físico não vai morrer, ele virou estratégico. O cliente quer poder pegar o produto na mão antes de finalizar uma compra com ticket mais alto, ou poder trocar o produto sem todas as burocracias da logística reversa. Ter todos esses canais integrados é de vital importância para a organização corporativa”, finaliza Alexandre Schnorr.


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