05/05/2023 às 16h23min - Atualizada em 05/05/2023 às 20h08min

Exame unificado facilita diagnóstico de dengue, zika e chikungunya

A metodologia do Sabin identifica, com uma única amostra, qual das três doenças o indivíduo tem até o quinto dia dos sintomas

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Shutterstock
Desenvolvido para identificar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o combo de exame elaborado pelo Sabin Diagnóstico e Saúde utiliza técnica de biologia molecular RT-PCR para determinar se o indivíduo está com o vírus da dengue, zika e chikungunya. Essa metodologia, de acordo com a coordenadora do Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Sabin, Híbera Brandão, consegue determinar, com uma única amostra de sangue, qual é o arbovírus presente ainda na fase aguda, quando está replicando. 

Ela pontua que, com o exame, é possível analisar o agente patogênico até o quinto dia dos sintomas, enquanto os testes sorológicos são pesquisados após 10 dias das primeiras manifestações. “O teste apresenta excelente sensibilidade e especificidade, permitindo identificação do vírus causador da doença e o início do tratamento mais rapidamente, visto que as manifestações clínicas iniciais dessas doenças são semelhantes, como dores no corpo, febre, fraqueza, manchas na pele”, informa.

Híbera acrescenta que, antes do lançamento do novo exame, os pacientes precisavam fazer testes específicos para cada doença, aumentando o tempo para o diagnóstico. Ela explica também que a rapidez na liberação do resultado da análise, entre três e quatro dias, e a eficiência do exame única fazem com que possíveis complicações, em decorrência da enfermidade, sejam evitadas, melhorando as possibilidades de um tratamento mais assertivo. “Ou seja, o exame auxilia o médico a tomar a conduta terapêutica antecipadamente, o que é fundamental”.

O teste RT-PCR está disponível nas unidades do Sabin em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e também no atendimento móvel, por meio do site http://www.sabin.com.br.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp