05/05/2023 às 11h42min - Atualizada em 05/05/2023 às 16h15min

“Faxineiro” viraliza na internet ao levantar muito peso, humilhando fortões 

O personal trainer Caio Signoretti explica que a força não está necessariamente ligada à hipertrofia, mas sim a um tipo de treino específico  

SALA DA NOTÍCIA Broto Comunicação
Divulgação

O ucraniano Vladimir Shmondenko, conhecido como Anatoly, tem ganhado cada vez mais views em seus vídeos no Instagram. Isso porque o levantador de peso profissional se veste de faxineiro e simula limpar a academia, chegando a atrapalhar o treino de alguns, e movendo grandes pesos com facilidade. No entanto, o que mais impressiona é que, na maioria das vezez, Anatoly apresenta um físico aparentemente mais fraco do que os “fortões”. E por que será que isso acontece? De acordo com o personal trainer Caio Signoretti, fatores genéticos têm influência no físico, mas o que mais conta, é o treinamento da força de maneira específica. 

Hipertrofia não é sinônimo de força

Anatoly pratica powerlifting, um esporte de força que tem como objetivo levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos: agachamentosupino e o peso morto, e por isso, ele tem as técnicas e força superior aos homens mais musculosos da academia.  Caio explica que, apesar de terem uma certa relação, força e hipertrofia são modalidades diferentes. “A força está ligada à capacidade do indivíduo de exercer uma força máxima em um determinado movimento. Ela depende muito do agrupamento muscular que é praticado, por isso, a pessoa pode ficar muito forte nas pernas ou muito forte nos braços e por aí vai. Já na hipertrofia, a pessoa aumenta a quantidade de massa muscular, também podendo direcionar esse aumento de acordo com a parte treinada”, pontua Caio. 

O profissional complementa que uma pessoa que é grande acaba ganhando força por conta do estilo de treinamento. Porém, se ela não treina a força de maneira específica, ela provavelmente não vai chegar no nível de alguém que treine, como Anatoly.

Como os treinos de levantamento de peso se diferem dos treinos para hipetrofia? 

Um treino de levantamento de peso tem uma certa diferença para um treino que visa hipertrofia. Atletas que treinam para ganhar força e resistência fazem menos repetições, mas com cargas mais pesadas e com intervalos de descanso maior. “Geralmente, o tempo entre uma série e outra é mais espaçado para se ter uma recuperação dos níveis de força e poder fazer uma segunda série com a mesma capacidade de carga”, explica o personal trainer.  

 

Já na hipertrofia muda um pouco, pois a modalidade requer mais repetições com cargas mais moderadas para alta. “Geralmente, na hipertrofia a pessoa permanece em uma margem de oito a doze repetições. Claro que às vezes varia para mais ou para menos, mas a média é essa. E o intervalo entre as séries também é mais curto, girando em torno de trinta segundos a dois minutos mais ou menos”, finaliza o profissional. 

Sobre Caio Signoretti 

Caio Signoretti é personal trainer desde 2011, formado em Educação Física pela Unis (Centro Universitário do Sul de Minas). Se especializou em Gestão Estratégica e Inteligência em Negócios (2013) e em Musculação e Personal Trainer (2017). Desde 2017, Caio ajuda seus mais de 20 mil alunos de mais de 30 países diferentes a terem um ano de resultados em apenas três meses de treino. Tudo isso graças ao seu programa de treinamento virtual, o Personal Online. 

Siga: @caionsignoretti














 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp