05/05/2023 às 13h08min - Atualizada em 05/05/2023 às 16h08min

Os avanços que a interoperabilidade de sistemas traz à saúde é destaque da Arena Reabilitação da Hospitalar 2023

Participantes da feira vão entender como as informações conectadas e disponíveis melhoram o atendimento, otimizam os custos e podem trazer novos horizontes ao SUS

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Oliveira

A 28ª Feira Hospitalar, maior evento de negócios de saúde do Brasil e da América Latina, chega ao Expo São Paulo, de 23 a 26 de maio, para apresentar o que há de mais inovador no setor e discutir como as novas plataformas têm potencial para transformar a saúde.

Como não poderia ser diferente, a Arena Reabilitação, uma das sete arenas gratuitas da Hospitalar 2023, entra nessa discussão com a apresentação de soluções possíveis tanto nas redes privadas, quanto no SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a médica fisiatra Linamara Rizzo Battistella, professora titular da FMUSP e coordenadora da Arena Reabilitação do evento, a comunidade terá acesso a práticas que vão além da digitalização da saúde.

“Mais do que tratarmos de telemedicina, debateremos o próximo passo da saúde digital. Diferentes profissionais vão mostrar o quanto as plataformas e os sistemas de monitoramento interligados permitem dar eficiência e qualidade no atendimento de diferentes patologias”, explica a especialista.

Linamara ressalta que o foco das discussões será a transformação dos modelos e da operação do SUS. Para isso, o evento contará com a participação de Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde.

“Esse modelo digital permite que se leve mais qualidade com menor custo. Hoje as plataformas se falam, os diferentes mecanismos estarão sendo acessados e acionados para que os médicos conheçam mais e melhor os dados do paciente. Com o CPF da pessoa, será possível em pouco tempo o médico acessar na plataforma do SUS todos os atendimentos do paciente. Com isso, um exame feito no Amapá será possível acessar em São Paulo”, destaca a fisiatra.

Os avanços são consequências da interoperabilidade -- a capacidade de comunicação entre sistemas -- aplicada na saúde. Para falar sobre o tema, Jacson Barros, Gerente de Negócios da Amazon, será o palestrante.

“Com isso, os médicos não dependem apenas das informações que o paciente traz na hora da consulta. Agora, é possível ter uma linearidade de dados que dão mais segurança para tomar uma decisão”, acrescenta Linamara.

Sistemas de monitoramento

Na Arena Reabilitação os visitantes da feira também terão acesso às diferentes formas de monitoramento à distância, que conseguem captar as informações dos pacientes de uma forma natural.

“A intenção é recolher dados de forma continua e naturalística em diferentes oportunidades com diferentes sensores, que monitoram a frequência cardíaca, frequência respiratória, o sono a saturação do oxigênio. Conseguimos levar para o ambiente extra hospitalar, incluindo o domicilio um sistema que permite monitorar o paciente sem maiores dificuldades e complicações para ele”, afirma Linamara.

Além do ganho para a reabilitação, as palestras vão discutir como esse monitoramento pode ajudar a evitar acidentes de trânsito, levando em consideração as variáveis de uso de bebida alcoólica, saúde cardiovascular e qualidade do sono dos motoristas.

Após a demonstração prática, os diferentes tipos de monitoramento estarão disponíveis no espaço para que participantes conheçam e testem seus funcionamentos.

Computação quântica

No último de dia de atividades da Arena Reabilitação, os participantes da Hospitalar vão poder conhecer mais sobre a influência da computação quântica na saúde.

“Atualmente falamos muito em biologia quântica. Quando temos um agravo molecular, temos um conjunto de fatos acontecendo em torno daquele agravo que é molecular na base, ou seja, que significa um bilhão de moléculas. Para analisar essa complexidade de ações, precisamos da computação quântica, que se tornou um instrumento poderoso na saúde”, salienta Linamara.

A Arena Reabilitação acontecerá nos quatro dias da Hospitalar, a partir das 14h, no Pavilhão H140 do Expo São Paulo. Todos os visitantes da feira têm acesso às palestras e debates. A participação fica limitada à lotação dos espaços.

Confira a programação completa da Arena Reabilitação:

Dia 23 de maio -- terça-feira

- Saúde digital: novos horizontes para o SUS
Palestrante: Ana Estela Haddad - Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde

- A experiência das unidades de cuidados intensivos e conectados
Palestrante: Carlos Carvalho - Prof. Titular da Disciplina de Pneumologia da FMUSP; Diretor da Divisão de Pneumologia InCor -- HCFMUSP; Coordenador do Comitê de Terapia Intensiva -- HCFMUSP; Diretor da Saúde Digital-HCFMUSP

- Conectividade e cuidados avançados no nível domiciliar: casa conectada e condições crônicas de saúde
Palestrante: Chao Lung Wen - Chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP

- O processo digital e a interconsultoria na atenção básica
Palestrante: Mariana Cavazzoni Lima de Carvalho - Diretora Médica do Instituto de Medicina Física e Reabilitação IMREA -- HCFMUSP

- Saúde Digital: um modelo para São Paulo
Palestrante: Paula Scudeller - Diretora Administrativa de Saúde Digital HCFMUSP e gestora de Divisão de Pneumologia do InCor/HCFMUSP

Dia 24 de maio -- quarta-feira

- Interoperabilidade e o futuro da assistência
Palestrante: Jacson Barros - Gerente de Negócios da AMAZON

- O impacto positivo da cocriação no desenvolvimento de recursos de mobilidade e na experiência dos usuários
Palestrante: Jéssica Paula Prego - Jornalista, apresentadora e usuária de muletas e Régis Jean Severo - Fisioterapeuta e membro do time de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Mercur

- Inteligência artificial e sua aplicação no diagnóstico das lesões encefálicas
Palestrante: Fabiola Macruz - Médica, Neurorradiologista no Instituto de Radiologia do HCFMUSP. Pesquisadora no HCFMUSP e membro do Programa de Jovens Lideranças da Academia Nacional de Medicina

- Custo eficiência do modelo digital x atendimento presencial
Palestrante - Fabio M. S Castro - Diretor Executivo - Attendee do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro -- IMREA-HCFMUSP

- Cabines digitais
Palestrante: Adriana Mallet - Médica, Empreendedora Social e CEO Healthtech SAS

- Teleatendimento na Saúde Suplementar
Palestrante: Thais Saron - Coordenadora Médica do Núcleo de Qualidade e Segurança da Saúde Digital do Grupo Fleury

Dia 25 de maio -- quinta-feira

- Monitoramento remoto de sinais biológicos em condições crônicas de saúde
Palestrante: Kaio Jia Bin - Diretor Executivo do Instituto de Medicina Física e Reabilitação IMREA do HCFMUSP, Rede de Reabilitação Lucy Montoro

- Álcool e acidentes de trânsito: monitoramento preditivo (almofada inteligente)
Palestrante: André Tadeu Sugawara - Fisiatra do Instituto de Medicina Física e Reabilitação IMREA - HCFMUSP

- Álcool e saúde cardiovascular
Palestrante: Mauricio Wajngarten - Professor Livre Docente em Cardiologia da FMUSP

- A qualidade do sono: monitoramento remoto e continuo
Palestrante: Marcel Simis - Chefe do Laboratório de Neuromodulação do IMREA HCFMUSP -- Rede de Reabilitação Lucy Montoro

- Técnicas neuropsicológicas vídeo assistidas
Palestrante: Sandra Schewinsky - Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Doutora em Psicologia Social e Docente do NEPPHO

Dia 26 de maio - sexta-feira

- Desafios da Reabilitação Digital
Palestrante: Carla Giuliano de Sá Pinto Montenegro - Profissional de Educação Física Sênior e referência do Centro de Reabilitação Virtual do Hospital Albert Einstein

- Regula + Brasil
Palestrante: Stephan Sperling - Coordenador Médico do Portfólio Digital da Diretoria de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês

- Computação Quântica e Saúde
Palestrante: Carlos Sa - Coordenador Projeto EEG do INOVA HC do Hospital das Clinicas FMUSP

- Processamento e integração de dados -- como as plataformas digitais podem ampliar o acesso aos serviços de saúde de qualidade?

Sobre a 28ª Hospitalar

Na Hospitalar de 2023 são esperados mais de 50 mil visitantes, que terão acesso a cerca de 1.000 expositores de mais 30 países diferentes, espalhados em 100.000 m² nos oito pavilhões de exposição do São Paulo Expo.

O evento que marca os 30 anos da feira também trará excelentes oportunidades de conhecimentos com a realização de quatros congressos simultâneos, com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros de relevância na área. Além de sete Arenas de Conteúdos.

A feira tem o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), além de mais de 30 apoiadores. Confira a lista completa no site.

Sobre a Informa Markets Latam

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse o site.

Serviço -- Hospitalar 2023

Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h

Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)

Programação: Link 

Credenciamento: Link - Antecipado: Gratuito. No Local: R$70,00.

Credenciamento imprensa: Link 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp