05/05/2023 às 10h33min - Atualizada em 05/05/2023 às 16h02min

Novo Urbanismo: Um conceito que está no mapa da RMC

SALA DA NOTÍCIA MXP Comunicação Ltda
Divulgação

Júnior Cabrino*

O Novo Urbanismo, conceito que os Estados Unidos colocaram no mapa-múndi, vem inspirando formas de morar e bem viver ao redor do mundo. Autodeclarada “movimento”, a ideia que tomaria a forma de casas, ruas, bairros e cidades ganhou notoriedade na década de 1990. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o conceito que concebe o ambiente físico conectado ao bem-estar de seus habitantes também é realidade.

Como movimento, o Novo Urbanismo surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, consolidando-se com os Congressos do Novo Urbanismo (CNU) realizados a partir de 1993. Na Carta do Novo Urbanismo as ideias e os preceitos se agrupam em 27 princípios.

Em linhas gerais, o conceito propõe planejamento nos quarteirões e ruas, calçadas largas para caminhadas, habitação, comércio e serviços próximos, transporte multimodal, prioridade para os espaços de convivência, preservação do meio ambiente, entre outras orientações. Em poucas palavras, o Novo Urbanismo define o design urbano em escala humana.

Um dos expoentes do Novo Urbanismo é a cidade de Celebration, na região metropolitana de Orlando, na Flórida (EUA). Inaugurado em 1996, o empreendimento imobiliário da Disney Corporation se conecta a vias expressas, tem hospital e universidade. Os locais destinados às moradias são tranquilos, com comércio e serviços de várias naturezas. Há espaço significativo para escritórios e muitas áreas de convívio.

Embora Celebration seja a mais famosa das cidades do Novo Urbanismo, Seaside, também na Flórida, é considerada a pioneira. Projetada em 1981 por Andrés Duany e Elizabeth Plater-Zyberk, dois dos principais nomes do movimento, a cidade ficou conhecida por ser o cenário do filme O Show de Truman, com Jim Carrey no papel principal.

Ao redor do mundo, são várias as cidades e bairros concebidos a partir deste conceito de bem morar e viver. Como exemplares, podemos citar Melrose Arch, em Joanesburgo (África do Sul), e Poundbury, na Inglaterra. Experiências urbanas das três últimas décadas, que captam os preceitos do Novo Urbanismo, estão reunidas no livro 25 Great Ideas of New Urbanism, editado pelo CNU.

Na RMC, um projeto inspirado nas ideias do Novo Urbanismo merece destaque. Ocupando um grande vazio urbano na cidade de Campinas, o conceito tomou forma como um bairro aberto planejado. Às margens da movimentada Avenida John Boyd Dunlop, no terreno da antiga fazenda Bela Aliança, o empreendimento tem 1 milhão de metros quadrados, com 38% da área pertencentes à Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Campo Grande.

Com todos os lotes de uso misto, em que é possível construir para morar e trabalhar no mesmo imóvel, o Bela Aliança Bairro & Parque foi planejado com integração para transporte multimodal e prevê vários equipamentos de lazer e convivência.

Embora com poucos exemplares no território nacional, mas com um número ascendente em projetos residenciais que tomam forma na RMC, os conceitos do Novo Urbanismo, mais que nunca, têm muito a contribuir no planejamento de bairros e cidades. Tudo em nome de uma perspectiva mais humana de morar e conviver.

 

*Júnior Cabrino, delegado Regional da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano) e diretor da Montana Urbanismo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp