03/05/2023 às 20h00min - Atualizada em 04/05/2023 às 00h06min

Correspondente bancário: entenda porque sua empresa deve ter um e como ele pode ajudar

Afinal, você já pensou nos benefícios de ter um correspondente bancário?

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva
Freepik.
 

O correspondente bancário nada mais é do que um estabelecimento ou pessoa jurídica responsável pelo atendimento de clientes em nome de um banco. Dessa forma, ele oferece serviços bancários específicos e, por isso, ganha um devido valor de comissão.

 

Podemos dizer, portanto, que o correspondente bancário é uma forma jurídica, pessoa ou estabelecimento, que firma parceria com instituições financeiras e se manifesta como um intermediário nas relações com os clientes, livrando-os de ter que enfrentar as filas dos bancos, por exemplo.

 

Mas você já pensou nos benefícios de ter um correspondente bancário? Que vantagens ele pode oferecer para a sua empresa? Neste artigo vamos responder essas perguntas e muitas outras relacionadas aos correspondentes bancários. Acompanhe!

Vantagens de ter um correspondente bancário para a empresa

Um correspondente bancário é como se fosse uma empresa que atua no intermédio entre o banco e o cliente, oferecendo os serviços bancários de forma mais facilitada em nome do banco ou instituição. 

 

Segundo relatório do Banco Central, a quantidade de agências bancárias caiu 10,8%, mas os correspondentes aumentaram em 11,9% em três anos, o que mostra o interesse das organizações pelo profissional, e o desejo de muitas pessoas de se tornaram correspondentes bancários, o que também tem chamado a atenção nos últimos anos.

Alcance geográfico

De modo geral, as grandes empresas e instituições bancárias estão espalhadas pelos quatro cantos do país, porém, certamente existem cidades menores ou regiões em que esse tipo de negócio não pode chegar, ou onde não existe uma agência física, por exemplo. 

 

Dessa forma, contar com um correspondente bancário pode ser o ideal para expandir a presença da empresa, permitindo o atendimento de um número maior de pessoas nas mais variadas localidades.

Redução de Custos

Contar com um correspondente bancário pode ser vantajoso financeiramente no sentido de que não haverá a necessidade de investimento em uma infraestrutura, por exemplo. 

 

Esse tipo de empreendimento geralmente tem um custo operacional muito alto, o que destaca o correspondente bancário como uma opção extremamente benéfica para as empresas que querem maior alcance e fidelização de clientes sem precisar gastar mais do que o necessário. 

Conveniência

Qualquer empresa que queira se manter no mercado precisa pensar em dois fatores essenciais: o lucro e a fidelização dos clientes. Afinal, é uma conta de matemática muito simples: quanto mais clientes fiéis, mais lucro.

 

Sendo assim, um dos passos que podem envolver a fidelização de um maior número de clientes são os confortos que a empresa pode oferecer. Como o acesso aos serviços financeiros em um local que seja mais conveniente para ele, como farmácias, lojas de conveniência e até postos de gasolina.

Eficiência

Um correspondente bancário pode ajudar a empresa a ter mais tempo para designar nas atividades principais, uma vez que ele realiza atividades bancárias em nome da empresa. Isso, consequentemente, torna os processos internos da empresa mais eficientes.

Serviços especializados

A depender do que for acordado entre correspondente bancário e a empresa, é possível que ela tenha acesso a serviços especializados, como crédito consignado, financiamento de veículos, tipos de seguro e investimentos em geral. 

 

Ou seja, com essas e outras vantagens, é possível ver como um correspondente bancário pode ajudar a expandir os negócios. Mas pode ser que você esteja se perguntando se realmente existe sucesso nesse tipo de parceria, por isso, vamos ver abaixo alguns cases de sucesso! 

5 empresas que se beneficiaram de parcerias com correspondentes bancários

1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza firmou parceria com o Itaú Unibanco para oferecer serviços financeiros nas lojas por meio da subsidiária Luizacred. Essa parceria disponibiliza empréstimos, financiamento de seguros e produtos, além de possibilitar a expansão de ofertas da Magazine Luiza e a presença do Itaú no mercado de varejo. 

2. Casas Bahia

A parceria da Casas Bahia é com o Banco Bradesco a fim de oferecer serviços financeiros como empréstimos e financiamento de diversos produtos. Além de aumentar os produtos e serviços das Casas Bahia, esse acordo prevê a expansão dos lucros e negócios. Bem como a presença do Bradesco no mercado. 

3. Cielo

A Cielo é uma conhecida empresa de pagamentos eletrônicos que possui parcerias com os mais diversos bancos e instituições financeiras visando promover soluções de pagamentos para as empresas nos mais variados setores. Essas soluções são geralmente feitas por maquininhas de cartão, pagamentos por aplicativos e os pagamentos on-line. 

4. PagSeguro

Assim como a Cielo, a PagSeguro também se destaca como uma empresa de pagamentos eletrônicos que conta com diversas parcerias com bancos e instituições financeiras, que vão desde empréstimos até contas digitais. 

 

Essas parcerias ampliam o PagSeguro no mercado enquanto oferecem mais possibilidades de serviços financeiros para os clientes das instituições.

5. Banco Inter

O Banco Inter tem crescido no mercado nos últimos tempos, em grande parte porque conta com uma ampla rede de correspondentes bancários que inclui estabelecimentos como lojas de conveniência e farmácias. Essa rede é conhecida por oferecer serviços bancários como abertura de contas, depósitos, entre outros. 


 
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