18/12/2015 às 14h48min - Atualizada em 18/12/2015 às 14h48min

Dicas essenciais para quem deseja ter mais espaço dentro de casa

Seguindo alguns passos simples, é possível transformar uma sala pequena e limitada em um ambiente para receber amigos onde todos poderão se sentir mais confortáveis

Débora Ramos
iStock

Hoje em dia está cada vez mais comum encontrar pessoas que optem por residências menores, sejam casas, sejam apartamentos. Estes imóveis garantem mais praticidade, já que não possuem grandes dimensões e requerem menos cuidados de manutenção e limpeza. No entanto, é importante seguir algumas dicas para usufruir bem de todo o espaço disponível, tanto para armazenar seus pertences quanto para garantir a diversão dos moradores e visitantes.

 

Seguindo alguns passos simples, é possível transformar uma sala pequena e limitada em um ambiente para receber amigos onde todos poderão se sentir mais confortáveis. Na cozinha, ambiente que sofreu maior retração nos projetos de engenharia e arquitetura recentes, esse cuidado deve ser ainda maior, já que muitas vezes as reuniões familiares acontecem neste local.

 

Livre-se do que não usa

A simplicidade pode fazer toda a diferença quando o espaço que você possui é reduzido. Por isso, opte sempre por deixar os caminhos livres, facilitando a movimentação das pessoas e a limpeza da casa. Livre-se daquilo que você não usará mais doando vendendo em algum site ou brechó o que está em boas condições.

 

Se você pretende usar alguns pertences no futuro, como móveis e outros objetos maiores que estão ocupando muito espaço atualmente, não hesite em usar um guarda-móveis ou alugar um box. Existem várias empresas que oferecem essa opção com preços mais acessíveis de acordo com a sua necessidade, veja aqui.

 

Escolha bem os móveis

Para garantir que todos os espaços serão valorizados, o ideal é adquirir móveis planejados, pensando em suas necessidades. Ao saber onde você pretende guardar cada um dos seus pertences e aproveitando todo o espaço da casa para armazená-los, você pode garantir a economia de espaço e a melhor organização do ambiente.

 

Se optar por móveis já fabricados, não deixe de medir bem cada canto da sua residência, assim você poderá encaixá-los perfeitamente, evitando adquirir algo que ocupará muito espaço e atrapalhará a movimentação dentro dos cômodos. A mesma dica serve para eletrodomésticos, como fogões e geladeiras, ou uma TV muito grande, que pode ser um empecilho em espaços menores.

 

Use prateleiras

Além de possuir móveis e lugares específicos para guardar cada item, não deixe de investir em prateleiras. Por ficarem fixas na parede, elas deixam o caminho mais livre e garantem, ao mesmo tempo, um espaço para que você guarde aquilo que deseja, geralmente os pertences que podem ficar expostos, como livros, CDs, discos, DVDs, entre outros.

 

As prateleiras também podem ter um caráter decorativo, permitindo que você escolha modelos diferentes em formatos ou cores, dando um ar mais especial para o estilo do local onde você quer instalá-las.

 

Use a decoração a seu favor

Se o ambiente já é pequeno, o ideal é usar a decoração para fazê-lo parecer maior e, assim, garantir mais conforto visual para quem passar por ele. Cores mais claras dão a ideia de amplitude, por isso pinte as paredes de branco quando o lugar for muito pequeno. A iluminação também é essencial; quanto mais luz o ambiente tiver, maior será a sensação de aumento das dimensões.

 

Instalar espelhos é outro truque muito usado, pois, além de refletirem a luz, eles acabam expandindo o ambiente aos olhos dos observadores. Quanto mais clean você deixar o ambiente, ou seja, com menos itens, mais fácil será de sentir que o espaço está sendo bem aproveitado. Por isso, mantenha alguns itens que você não precisa no dia a dia guardados.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »