03/05/2023 às 18h19min - Atualizada em 03/05/2023 às 20h18min

Como funcionam os motores de bombeamento de água: tudo o que você precisa saber

Alguma vez você já se perguntou como funcionam os sistemas de bombeamento de água?

SALA DA NOTÍCIA Joaquim da Silva
Reprodução / Internet.

O acesso à água é essencial para o funcionamento e a qualidade de vida de qualquer sociedade. No Brasil, porém, a disponibilidade deste recurso tem sido vista como um grande desafio. Mesmo as regiões que antes não enfrentavam problemas de abastecimento, hoje estão sofrendo com a escassez e a necessidade de adotar medidas como o rodízio na distribuição de água em determinados períodos do ano.

 

Os produtores rurais são o grupo mais afetado por essa realidade, uma vez que o acesso à água se torna cada vez mais difícil diante da localização distante das redes de distribuição. E a forma que eles encontram para suprir essa demanda é a utilização de poços artificiais para a montagem de um sistema de irritação.

 

Porém, é preciso destacar que nem sempre esses métodos são suficientes para atender às necessidades dos agricultores.

 

Diante deste cenário, as bombas de água surgem como equipamentos versáteis e eficientes para ajudar a suprir a necessidade de água para os mais variados fins. Até porque os motores de bombeamento de água são capazes de bombear água de poços, rios e até reservatórios para promover o transporte que alcança longas distâncias. 

 

Sendo assim, a água se torna acessível desde a irritação de plantações até o abastecimento de comunidades, por exemplo. 

 

Alguma vez você já se perguntou como funcionam os sistemas de bombeamento de água? Como escolher o motor de bomba de água ideal? É disso que vamos falar neste artigo! 

 

Iremos abordar mais detalhadamente o funcionamento dos motores de bomba de água, os diferentes tipos de sistemas de bombeamento, as características dos motores de bomba de água e mais.

 

Continue a leitura!

Como funcionam os sistemas de bombeamento de água

Os sistemas de bombeamento de água contam com uma bomba, tubulação, válvulas e controles usados para mover a água de um local para outro, sendo mais comumente utilizados para transportar a água de um reservatório de água para um ponto de uso, como uma casa, edifício comercial ou área agrícola. 

 

Vale destacar que existem vários tipos de bombas para esse tipo de sistema no mercado, como as bombas centrífugas, submersíveis e bombas de deslocamento positivo. 

 

As bombas centrífugas, por exemplo, são comumente usadas em sistemas de bombeamento de água e trabalham para a conversão da energia mecânica do motor em energia cinética, usada para mover a água através da tubulação. 

 

Enquanto as bombas de deslocamento positivo, também conhecidas como as bombas de pistão e as bombas de lóbulos, são utilizadas para provocar a movimentação de líquidos mais viscosos e com maior precisão.

 

Já os modelos submersíveis são desenvolvidos visando o bombeamento de líquidos que contenham partículas sólidas e outros dejetos. Em geral, elas são mais utilizadas na hora de realizar limpezas nos reservatórios de água.

 

Além disso, deve-se contar com a tubulação que é a responsável pelo transporte da água. De forma que é imprescindível considerar o volume de água, a distância que será percorrida e a pressão necessária para provocar essa movimentação.

 

Além da tubulação, as válvulas são responsáveis pelo controle do fluxo de água e a garantia de pressão adequada em todo o processo de deslocamento da água. Enquanto os controles garantem o funcionamento correto do sistema, contando com interruptores de pressão, que funcionam automaticamente de acordo com a pressão da água. 

 

Outro detalhe é que esses controles também contam com dispositivos de segurança, como válvulas para o alívio de pressão e proteções contra possíveis sobrecargas.

Como funcionam os motores de bombeamento de água

O funcionamento correto e seguro de um sistema de bombeamento de água está diretamente relacionado à eficiência e à adequação do seu motor. Ou seja: a escolha pelo melhor motor vai depender do tipo de sistema, da potência necessária para o transporte de água e da disponibilidade de energia elétrica ou combustível.

 

Os motores elétricos, por exemplo, são utilizados em sistemas conectados à rede elétrica, como já prevê o nome, de forma que seu funcionamento ocorre com a conversão de energia elétrica em energia mecânica, acionando, por sua vez, a bomba de água. 

 

A composição do motor elétrico se dá em duas partes: o rotor e o estator. A energia elétrica é fornecida ao motor por meio de um cabo conectado a uma fonte, que faz com que seja formado um campo magnético no estator, provocando a rotação do rotor. 

 

Esse movimento é responsável por transformar a energia elétrica em energia mecânica para acionar a bomba de água.

 

O segundo tipo mais utilizado são os motores de combustão interna, geralmente com motores a gasolina ou diesel. Eles são usados em sistemas de bombeamento de água que não tem qualquer conexão com a rede elétrica. 

 

O combustível, nesses motores, é usado para produzir energia térmica, que é convertida em energia mecânica por meio de um pistão que se move para cima e para baixo em um cilindro. 

 

Vale reforçar que, independentemente do tipo de motor escolhido, o ideal é que ele tenha a potência adequada para a bomba de água e que, assim, consiga garantir o funcionamento seguro e eficiente do sistema de bombeamento de água. 

Como escolher o motor de bomba ideal?

Existem alguns fatores que devem ser considerados na hora de escolher o motor de bomba de água ideal para o seu sistema de bombeamento.

 

Por exemplo, o local em que o sistema de bombeamento de água será instalado é essencial na hora de fazer essa escolha. Afinal, é ele quem determina qual modelo você vai precisar, além de garantir a durabilidade e o funcionamento adequado do sistema. 

 

A potência adequada também é um fator essencial, já que um motor mais fraco provavelmente não vai conseguir acionar a bomba de forma correta, nem auxiliar no transporte de água. 

 

Enquanto um potente demais vai definitivamente causar um desperdício de energia. Sendo assim, é importante considerar o tamanho da bomba e do local em que ela estará instalada.

 

E claro, não poderíamos deixar de citar a importância da disponibilidade de energia.

 

Para além de tudo o que citamos ao longo deste artigo, o ideal é que seu motor de bomba de água seja eficiente e seguro em termos de energia, já que eles também podem impactar na redução dos custos de energia a longo prazo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp