03/05/2023 às 15h40min - Atualizada em 03/05/2023 às 20h08min

Como a saúde do intestino interfere nas suas emoções

Mestre em nutrição explica a relação entre o sistema digestivo e o bem-estar emocional, e dá dicas de como melhorar a saúde do intestino

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Andrade
https://inpresspni.com.br/
Divulgação/Herbalife
Você já sentiu “um frio na barriga”? Passou por uma experiência de “virar o estômago” ou que lhe deu um “nó no estômago”?

Isso acontece porque existe uma forte conexão entre o cérebro e o trato digestivo, portanto, eles estão em constante comunicação. “A quantidade de informação que viaja entre o cérebro, o estômago e o intestino é incrível, e tão grande que a parte do sistema nervoso que fica no trato digestivo costuma a ser chamada de ‘segundo cérebro’”, afirma Susan Bowerman, diretora sênior global de Educação e Treinamento em Nutrição da Herbalife.

Os dois cérebros do corpo
A relação entre o cérebro e o sistema digestivo é algo que você provavelmente já experimentou na forma de uma reação do intestino. Sabe aquela sensação quando você recebe uma má notícia ou tem uma conversa difícil com alguém? Seu estômago diz exatamente como você está se sentindo. Quando o estresse e a ansiedade atacam, seu cérebro envia um sinal para o seu intestino e, antes que perceba, seu estômago está “mexido”.

“Mas os sinais também viajam na direção oposta, ou seja, do estômago para o cérebro. O sistema digestivo diz ao seu ‘primeiro cérebro’, por exemplo, se você comeu algo que não deveria, e envia um sinal de que algo está errado antes de você perceber. Ele também controla seu nível de fome e humor”, comenta Bowerman.

O estômago e as emoções
É claro que certos sentimentos desencadeiam uma reação instintiva, mas existe uma suposição de que o inverso também é verdadeiro. Portanto, seu bem-estar intestinal pode influenciar em suas emoções.

Segundo a revista Scientific American, uma análise recente mostrou que nosso cérebro não está apenas "alerta" para micro-organismos gastrointestinais, mas que essas bactérias também podem influenciar a nossa percepção do mundo e alterar o nosso comportamento. Não há dúvida de que o cérebro e o sistema digestivo estão muito bem conectados, por isso é importante manter o sistema digestivo em ótimas condições para se ter bem-estar.

Como melhorar a saúde do intestino?
O que você faz para cuidar da sua saúde geral é o mesmo que se deve ser feito para cuidar da sua saúde do seu intestino. Aqui estão algumas dicas da mestre em nutrição da Herbalife, Susan Bowerman:

• Inclua grãos integrais na dieta e muita fibra derivada de frutas e vegetais coloridos. A fibra melhora o equilíbrio digestivo (que pode refletir no seu humor!) e certos tipos de também apoiam o crescimento de bactérias "boas" da microbiota.

Também é possível optar pelo uso de suplementos como o Fiber Concentrate Immune, da Herbalife. Trata-se de uma deliciosa bebida de fibras no sabor limão e mel, que fornece 6,3 gramas de fibras prebióticas por porção de 30 ml, que contribuem para o bom funcionamento do intestino, além de vitamina C, zinco e selênio, para reforçar a imunidade. Para prepará-la, basta misturar 1 e ½ colher de sopa (15 ml) de Fiber Concentrate Immune em 185 ml de água fria ou quentinha. Pronto! O produto é versátil, podendo ser adicionado a chás, sucos, shots matinais ou mesmo usado como calda em panquecas e waffles saudáveis, por exemplo. Ele chega pelo valor de R$ 178,00* (450 ml), sendo que o frasco rende 30 porções de 15 ml (R$ 6,00 por porção).
RECOMENDAÇÃO DE USO: Consumir duas vezes ao dia.

1Suplemento alimentar de fibras, vitamina C e minerais sabor limão e mel.
*Preço de catálogo aplicáveis ao Estado de São Paulo.


• Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia.

• Certifique-se de consumir probióticos regularmente. Alimentos fermentados como iogurte, leite, tempeh ou vegetais em conserva oferecem probióticos naturais que contribuem para a saúde imunológica, combatendo outras bactérias que podem te adoecer.

• Faça do exercício uma rotina.

• Reserve um tempo para saborear suas refeições. Quando você mastiga devagar, come menos e fica menos estressado. Assim, dá tempo para o seu trato digestivo enviar ao cérebro o sinal de saciedade, que, por sua vez, envia um sinal de relaxamento.

Sobre Susan Bowerman
Susan Bowerman é Diretora Sênior Global de Educação e Treinamento em Nutrição da Herbalife. Estudou biologia com honras na Universidade do Colorado e se titulou como Mestre em Ciência e Nutrição dos Alimentos pela Universidade Estadual do Colorado. É nutricionista certificada pela Academia de Nutrição e Dietética como especialista em Nutrição Esportiva, Obesidade e Controle de Peso. Também é membro da Academia e diretora assistente do Centro de Nutrição Humana da UCLA e atua como professora assistente de nutrição na Universidade Pepperdine e professora de nutrição do Departamento de Ciência e Nutrição de Alimentos da Universidade Politécnica Estadual da Califórnia.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp