03/05/2023 às 11h58min - Atualizada em 03/05/2023 às 16h00min

Nodle, startup de tecnologia, pretende adotar padrão Adobe para expor imagens criados por AI

A partir disso, os NFTs passam a ser um registro digital único com autenticação da origem e do tipo de câmera utilizada na captação

SALA DA NOTÍCIA Divulgação Nodle
https://www.nodle.com/pt
Divulgação Nodle

Na vanguarda da democratização da Web3, a Nodle - startup de tecnologia que está construindo uma infraestrutura blockchain com base em smartphones anuncia que, diante da frequente viralização de imagens e vídeos deepfake, a marca pretende seguir o padrão C2PA Image Attestation Standard, se juntando a Content Authenticity Initiative (CAI), liderada pela Adobe. Seu objetivo é incorporar a tecnologia de autenticação de imagem da CAI a ferramenta do aplicativo Nodle App, que permite que os usuários criem NFTs com fotos da galeria no celular.

Além da startup, também fazem parte da iniciativa as principais agências de notícias como AFP, Reuters e New York Times e outras 900 empresas de mídia e tecnologia, ONGs e centros acadêmicos interessados em combater a desinformação e popularização de fake news geradas por indivíduos explorando tecnologias de código aberto, como é o caso do ChatGPT ou modelos de linguagens como Dall-E e Midjourney, que vem ganhando espaço em publicações nas  redes sociais e em pautas jornalísticas. Também estão entre as marcas que se comprometeram a apoiar o padrão C2PA, Leica, Nikon, Canon e Adobe, que está liderando a iniciativa.

A partir desse padrão, a Nodle está em processo de implantação de um ciclo confiável de verificação que oferece, por uma taxa de cunhagem de R$ 9,90, um registro digital único com a confirmação da origem de diferentes tipos de mídia. Com ele, é possível verificar desde o tipo de câmera utilizada para captação até a geolocalização da fotografia, dificultando a geração de imagens falsas usando IA. Além de minimizar os questionamentos relacionados à veracidade das mesmas, uma vez que os NFTs gerados pelo Nodle App tem backup em IPFS e um armazenamento de dados descentralizado resiliente. 

“A Nodle está dedicada a adotar o padrão C2PA de terceiros on-chain, para garantir que no futuro as imagens geradas por AI não sejam interpretadas como reais, uma vez que os metadados e a proveniência da imagem garantirão a autenticidade dos conteúdos. É um avanço importante para jornalistas, mas também é uma ferramenta pessoal indispensável para qualquer usuário que compartilha conteúdo nas redes sociais”, afirma Carolina Mello, diretora de marketing da Nodle.

Sobre a Nodle

A Nodle Network utiliza o poder dos smartphones para criar uma rede descentralizada. Ao conectar milhões de smartphones como “nodes”, o Nodle permite que as pessoas prosperem de maneiras anteriormente indisponíveis em sistemas tradicionais e centralizados. Quanto mais pessoas ingressarem e se conectarem à rede, mais utilidade será criada à medida que a rede cresce e prospera. A Nodle tem a missão de construir uma rede descentralizada com usos potenciais praticamente infinitos para que todos possam se conectar, ganhar, construir e ser recompensados ​​por suas interações diárias por meio do conecte e ganhe.

Saiba mais em: https://www.nodle.com/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp