02/05/2023 às 16h20min - Atualizada em 02/05/2023 às 20h11min

Com crise, cresce busca por reestruturação de empresas

Pedidos de recuperação judicial de grandes empresas geram alerta e aceleram busca por auxílio para renegociação de dívidas

SALA DA NOTÍCIA Tadeu Rover
Divulgação
Maio, 2023 - Em meio a um cenário de endividamento crescente e escassez de crédito, os primeiros meses de 2023 indicam que este pode ser considerado o “ano da quebradeira”. O resultado são empresas, inclusive de grande porte, recorrendo a medidas como a recuperação judicial, como é o caso das Americanas, da Cervejaria Petrópolis, da Gramado Parks e outras. De acordo com a Serasa Experian, até março, o país teve 289 pedidos de recuperação judicial e 255 de falência. Superando os 235 pedidos feitos no primeiro trimestre de 2018.

“A maioria são pequenas e médias empresas que estão enforcadas, porque as dívidas que foram renegociadas em 2020 por causa da pandemia agora estão sendo cobradas. Além disso, temos a alta da Selic, que está em 13,75%, o que afeta diretamente a dívida das empresas com os bancos”, explica o advogado Felipe Porfírio Granito, do GBA Advogados Associados, especialista em recuperação empresarial.

Esta combinação, afirma o advogado, ocasiona um aumento na demanda por empresas que buscam o auxílio profissional para a renegociação de dívidas. “Desde 2020, esse número tem crescido, mas, nos últimos meses, deu um salto exponencial, principalmente de empresas de comércio e varejo”, conta Granito. No escritório de Campinas, o volume médio do serviço de recuperação empresarial quase dobrou nos primeiros meses do ano.

Com a expertise de quem conseguiu auxiliar mais de 100 empresas nos últimos dois anos a manterem as portas abertas, Granito explica que o sistema turnaround possui vantagens em relação aos demais, possibilitando a recuperação da saúde financeira sem o engessamento do negócio. “A recuperação judicial consiste em um procedimento burocrático e que, por vezes, não concede à companhia a liberdade necessária para enfrentar uma situação de crise. Por isso há tantos casos de empresas que recorrem a essa medida drástica, mas não conseguem um soerguimento”, afirma.

Já no processo de reestruturação empresarial, também chamado de turnaround, é aplicada uma estratégia que inclui diversas frentes, possibilitando a recomposição e readequação da sociedade empresária como forma de viabilizar o seu crescimento. Em muitos casos, diz o advogado, sequer é necessário recorrer ao Judiciário para atingir os objetivos alcançados, o que torna o processo mais ágil e menos custoso.

“Ao contrário do que ocorre na recuperação judicial e extrajudicial e na falência, no processo de turnaround, a empresa não possui gastos com custas judiciais diante da inexistência de demanda judicial e, também, mantém a sua liberdade econômica pela ausência do controle de seus atos por terceiro, possibilitando a incidência de maiores estratégias negociais nas operações com seus credores”, explica Granito.

Sobre o GBA Advogados Associados
Formado por profissionais com alto conhecimento e experiência no Direito Público e Privado, o Granito, Boneli e Andery – GBA Advogados Associados foi fundado há mais de 40 anos, em Campinas (SP), e, após processo de fusão, em 2017, teve sua equipe completamente estruturada e solidificada. Com foco em Direito Empresarial, oferece suporte e assessoria jurídica a empresas e fundamenta-se em três pilares para a entrega com excelência: equipe com vasto conhecimento multidisciplinar com visões empresariais e econômicas abrangentes; atendimento personalizado; além de serviços completos, aprofundados e projetados de acordo com a necessidade específica de cada empresa, em vários campos de expertise. São eles: Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Recuperação Judicial e Falência, Direito Tributário, Contratos Empresariais e Civis, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Planejamento Societário, Direito Médico, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. O GBA Advogados Associados é certificado pela ISO 9001 e foi reconhecido pelo anuário Análise Advocacia como um dos escritórios mais admirados do país. Além da sede em Campinas, conta com filiais em Cuiabá (MT) e São Luís (MA).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp