02/05/2023 às 15h34min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h10min

Aura Minerals ajuda no combate à desertificação no Rio Grande do Norte

Projeto de reposição florestal realizado em Currais Novos (RN) é considerado exemplo de boas práticas na região que sofre com a seca

SALA DA NOTÍCIA Juliete Lino
José Elias

A Auras Minerals – mineradora de ouro e cobre predominantemente brasileira – que vem ganhando a atenção do mercado por sua forma inovadora de atuar, desenvolveu um projeto de reposição florestal no município de Currais Novos, região do Seridó, no Rio Grande do Norte, onde a companhia está construindo uma nova operação, denominada Aura Borborema. Com mais de 8 mil mudas de árvores nativas já plantadas na Fazenda Jesus Maria, a empresa se tornou case de sucesso no combate à desertificação da região com a efetividade da iniciativa que tem garantido o desenvolvimento saudável da vegetação no local.

Para a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado do Rio Grande do Norte (SEMARH-RN), o plantio está sendo considerado um case de sucesso e um exemplo de combate à desertificação na região. Por isso, representantes do órgão público realizaram uma visita no local do projeto para acompanhar de perto a evolução do plantio.

“Sabíamos do desafio que seria plantar em terras tão secas, por isso buscamos pessoas altamente capacitadas para nos auxiliar nessa missão. E hoje, ver que o trabalho que ainda está sendo realizado já é reconhecido como uma prática de sucesso nos enche de orgulho. Afinal, o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são preocupações constantes dentro da Aura, que fazem parte da nossa cultura Aura 360 e do nosso jeito diferente de pensar a mineração”, explica Jucieny Sousa de Moura Barros, Coordenadora de Geologia e Controle de Áreas da Aura Minerals. 

Para garantir o bom desempenho da reposição florestal na região, a Aura Minerals formou uma parceria com a empresa local Florestal Meio Ambiente, especialista no assunto que realizou um amplo estudo antes mesmo do início do plantio. 

O processo começou com a análise do solo para identificar deficiências a serem corrigidas antes mesmo do plantio, investigação de pragas, coleta e aeração do solo, cercamento das áreas e o cálculo das chuvas. Como parte da estratégia, foi criado um viveiro no local para o cuidado com as mudas e, as mais fortes foram cuidadosamente selecionadas para o plantio na fazenda, a fim de garantir o pleno desenvolvimento das árvores.

“Neste projeto, usamos todo nosso conhecimento e todas as ferramentas disponíveis para que as mudas conseguissem sobreviver nas condições que a região apresenta. E toda essa dedicação está sendo recompensada com o desenvolvimento ágil da vegetação. Mas, o trabalho continuará pelos próximos anos”, explica Flávio Carlos da Silva Feitosa, engenheiro florestal da Florestal Meio Ambiente. 

A Aura Minerals, que tem o Brasil como um dos seus principais investimentos e que tem como uma de suas prioridades o cuidado com as comunidades e com o meio ambiente, ainda plantará mais 15 mil mudas no local, nos próximos meses e, o trabalho de acompanhamento dessas mudas tem duração de pelo menos três anos, a fim de garantir o desenvolvimento e avanço da reposição florestal em Currais Novos (RN). 

A Aura Minerals faz parte do Conselho Deliberativo de Combate à Desertificação e tem o compromisso de se empenhar para fazer a diferença e mudar a realidade da área que passa por um processo de desertificação, ocasionado pela degradação do solo tendo, em decorrência de sua atuação, o reconhecimento dos órgãos governamentais.

 

Atendimento à imprensa Aura Minerals |FSB Comunicação

Juliete Lino | [email protected] | (11) 9.7993-5429


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp