01/05/2023 às 18h19min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h04min

Roda de conversa discute o Mal de Alzheimer em residencial para pessoas idosas

A Casa São Luiz receberá no dia 5 de maio o especialista Ricardo Novis

SALA DA NOTÍCIA Redação
Pexels
Alzheimer é hereditário? Esta pergunta será respondida por Ricardo Novis, neurologista da Casa São José e professor de Neurologia da Pós-graduação da PUC-RJ, no dia 5 de maio, durante uma roda de conversa na Casa São Luiz com a participação do médico responsável da instituição, Dr. Alexandre Cantarino. O evento no residencial para pessoas idosas mais antigo do Brasil, localizado no bairro do Caju, será transmitido pela internet e para garantir o ingresso basta acessar o link da plataforma Sympla.

O evento receberá familiares dos residentes e alunos da PUC -RJ que poderão fazer perguntas sobre a doença e trocar algumas experiências. 

- Durante a roda de conversa falaremos sobre o que é a doença de Alzheimer,  como a doença se manifesta, cuidados a partir do momento que o diagnóstico é feito em relação a segurança do paciente, diagnóstico precoce e prevenção porque é possível tomar atitudes e tomar hábitos de vida que reduzem muito a chance de ter Alzheimer - disse Ricardo Novis.

Alzheimer no Brasil 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde há, no Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas com a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Sobre os médicos

Ricardo Novis é formado e Medicina pela Faculdade de Medicina Souza Marques, residência de Neurologia no Hospital Geral da Santa Casa de Misericordia do Rio de Janeiro, título de especialista em Neurologia pela Sociedade Brasileira de Neurologia (ABN), professor de Neurologia da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ),  neurologista referência da Clínica São Vicente, além de atuar na Santa Casa de Misericordia do Rio de Janeiro e Hospital da Gamboa.

Alexandre Cantarino é clínico geral e geriatra com pós-graduação em Medicina da Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp