27/04/2023 às 16h26min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h10min

Dia da Educação: entenda a importância de investir nas atividades manuais na infância

Interações analógicas, como de recorte e colagem, dão protagonismo à criança ao brincar, estimulando a autoestima, a imaginação e outras competências socioemocionais

SALA DA NOTÍCIA Imprensa Henkel
São Paulo, abril de 2023 - As atividades digitais estão frequentemente na vida das crianças que é difícil imaginar no dia a dia a ausência desses recursos tecnológicos. Investir em brincadeiras manuais, assim como controlar o uso de meios digitais, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo, motor e das percepções sensoriais da criança.

A importância de valorizar o poder da brincadeira se conecta com o Dia Mundial da Educação, celebrado tanto no Brasil como em diversos países no dia 28 de abril. É um movimento global para qualificar o ensino e torná-lo acessível a todos.

Brincadeiras manuais e sem tela, como interações de recorte e colagem, estimulam as funções motoras e cognitivas no desenvolvimento infantil, permitindo que a criança seja a verdadeira protagonista da recreação.

O ato de recortar e fixar figuras permitem à criança criar o seu próprio universo, diferentemente de atividades com dispositivo eletrônico, que em muitas vezes a colocam em uma posição reativa, como um espectador. E, ao definir o próprio caminho da interação, possibilitam incentivar a tomar decisões, a desenvolver a autoestima, entre outras competências socioemocionais.

A preocupação com a segurança dos itens de manuseio das crianças também deve ser levada em consideração. Para atividades de colagem, por exemplo, o adesivo deve ser livre de solventes, como a cola Bastão Pritt, que reúne 97% de ingredientes naturais, como batata e açúcar, com maior poder de colagem - por possuir menos água em sua fórmula.

“A fase infantil é marcada pelas experimentações e aprofundamento das percepções sensoriais. E nada mais saudável do que evoluir brincando. Algumas interações manuais têm a vantagem de desenvolver competências socioemocionais já na montagem, como em uma atividade de fixar peças ou figuras com adesivo, quando a criança é estimulada a explorar a criatividade e a imaginação. Isso ajuda também na integração social, quando as tarefas são realizadas com mais pessoas”, destaca Beatriz Negrão, gerente de marketing da Pritt, adesivo infantil da Henkel.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) criou um guia para uma educação mais saudável e menos digital. O Manual de Orientação da SBP incentiva o fomento de brincadeiras analógicas, aquelas sem recursos eletrônicos, em vez de entregar o celular para as crianças com o intuito de distraí-las.

Segundo a entidade, a prática de deixar o celular ou games com tela por longos períodos na mão das crianças é chamada de “distração passiva”, que pode expor a criança “à publicidade e conteúdos inadequados, o que produz efeitos na convivência e na saúde física e mental, além da perda de contato com o mundo real e com as relações presenciais, gerando maior propensão ao sedentarismo, à obesidade e suas consequências”.


Sobre Henkel
Com suas marcas, inovações e tecnologias, a Henkel ocupa posições de liderança em todo o mundo em negócios industriais e de consumo. A unidade de negócios de Adhesive Technologies é líder global nos mercados de adesivos, selantes e revestimentos funcionais. Em seus negócios de Consumer Brands, a empresa ocupa posições de liderança em muitos mercados e categorias em todo o mundo. As três marcas mais fortes da empresa são Loctite, Persil e Schwarzkopf. Fundada em 1876 e com uma longa tradição em sustentabilidade, a Henkel emprega equipes diversificadas com mais de 50.000 pessoas em todo o mundo - unidas por uma forte cultura corporativa, valores compartilhados e um propósito comum: "Pioneers at heart for the good of generations”. No ano fiscal de 2021, a Henkel registrou vendas de mais de 20 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 2,7 bilhões de euros. As ações preferenciais da companhia estão listadas no índice de ações alemãs DAX. Mais informações em www.henkel.com.
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 67 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Consumer Brands, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt, Bonderite e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. No ano de 2021, a Henkel alcançou um crescimento orgânico das vendas de 17,7%.

Contatos com a imprensa:
InPress Porter Novelli
Priscilla Lima
(11) 99779-2779 - [email protected]


Bruno Thadeu Prado
(13) 99118-7995 - [email protected]

Carla Marcondes
(11) 4871-1446 | (11) 98766-6866 - [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp