27/04/2023 às 15h50min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h00min

HackTown celebra a inovação brasileira e complementa as tendências globais do SXSW

Festival inspirado em evento do Texas apresenta experiência imersiva que une influências internacionais e inovação brasileira. Sétima edição ocorrerá de 17 a 20 de agosto próximo a São Paulo.

SALA DA NOTÍCIA Irineu Ascoli
Participantes conhecendo sobre as culturas indígenas do Brasil em atividade imersiva no HackTown 2022. Foto: HackTown
O HackTown é um dos eventos mais aguardados por inovadores de todo o Brasil e acontecerá de 17 a 20 de agosto de 2023 em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. A cidade, que é polo tecnológico, está localizada na divisa com São Paulo, a cerca de 200 km da capital. Inspirado no renomado South by Southwest (SXSW) de Austin, Texas, o HackTown se diferencia de seu precursor americano destacando a brasilidade em sua programação, que inclui inovação, tecnologia, cultura e música.

Assim como o SXSW, criado há quase 40 anos, o HackTown, iniciado em 2016, oferece uma ampla gama de atividades para os participantes, incluindo palestras, painéis e workshops, bem como shows com bandas e artistas emergentes. O festival também destaca a música, a cultura, a tecnologia e o empreendedorismo local, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva na cidade e na região. No entanto, embora assumidamente tenha se inspirado no evento americano, os organizadores do HackTown frisam que não se trata de uma mera cópia do festival dos EUA, mas sim de um evento único, com sua própria identidade e abordagem.

O publicitário gaúcho Celso Lima, que frequenta tanto o HackTown desde 2017 quanto o SXSW desde 2022, aponta as diferenças e semelhanças entre os dois eventos. "O SXSW é mais voltado para as últimas tendências em tecnologia, música e cinema, com um enfoque mais global. Já o HackTown tem conteúdos globais, mas se destaca muito mais pela cultura, inovação brasileira e identidade da cidade, com uma visão mais interna e conectando assuntos globais com a realidade brasileira", afirma Celso. Ele também destaca que o HackTown oferece uma experiência única, permitindo que os participantes mergulhem na cultura local e na inovação brasileira, combinando influências externas com a brasilidade. "O evento é demais! Ele une a riqueza da cultura brasileira com as mais recentes inovações tecnológicas globais, criando um ambiente inspirador que nunca vi em nenhum outro lugar", conclui.

Daiane Dias, executiva de uma multinacional em São Paulo, é participante de longa data tanto do HackTown quanto do SXSW. Para ela, os dois eventos se complementam: “enquanto o SXSW apresenta as últimas tendências e inovações globais, o HackTown permite que os participantes conheçam o que está acontecendo no Brasil e no restante da América Latina e tenham acesso às temáticas do SXSW por uma ótica mais local, dentro das realidades e necessidades do nosso país”. Além disso, ela destaca que a imersão em Santa Rita do Sapucaí é um atrativo a parte. "Santa Rita é tão inspiradora quanto Austin, apesar de bem diferente, e, talvez, até mais acolhedora", enfatiza a executiva.

Entre os palestrantes anunciados até o momento para o HackTown 2023, destacam-se alguns de grande relevância em suas áreas de atuação, como a cientista Ester Sabino, líder do sequenciamento do genoma do vírus Sars-CoV-2; a jornalista Christiane Pelajo, ex-Globonews; o arquiteto norueguês Erlend Blakstad Haffner, que projetou a reconstrução de ilha em seu país após ataque terrorista; o produtor musical Clemente Magalhães; Guido Lemos, presidente do Conselho Consultivo Global de ex-alunos da Harvard Business School; e Andrea Motta, diretora do UK-Brazil Tech Hub. Além disso, o evento contará com a presença de executivos de algumas das empresas mais inovadoras do mundo, influenciadores digitais, artistas, cientistas, empreendedores e ativistas.

No site oficial do HackTown (www.hacktown.com.br), é possível obter informações detalhadas sobre o festival, incluindo detalhes sobre os palestrantes já confirmados, bem como adquirir ingressos para participar do evento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp